Branding escolar: entenda a importância e como fazer

Branding escolar
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A marca da sua escola é algo de valor inestimável. Mais do que um logotipo, a marca envolve elementos capazes de expressar os atributos, valores e diferenciais construídos com tanta dedicação. Mas você sabe como direcionar a percepção que as pessoas têm da escola por meio do branding escolar?

O branding é um conjunto de atividades para gestão da marca que atua desde a concepção até o posicionamento no mercado. O valor de uma escola deve se diferenciar de seus concorrentes na qualificação dos professores, na qualidade das atividades escolares e na construção dessa identidade visual.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas para ajudar na consolidação da marca institucional. Entenda o que é o branding escolar e como aplicar em sua instituição. Boa leitura!

O que é branding?

Branding é um termo em inglês que diz respeito às estratégias de marketing para destacar uma marca no mercado. Além de ressaltar o valor simbólico, ainda reforça a reputação.

A marca de uma escola é construída pelo conjunto de tudo o que diz respeito a ela. Engloba desde o nome e o logotipo até as cores escolhidas para a identidade visual, a filosofia e a metodologia de ensino.

Em um mercado competitivo como o da educação, o reconhecimento de uma escola é de grande importância. O trabalho de branding escolar vai servir para ampliar o reconhecimento de tudo o que é feito dentro da sua escola.

Como realizar o branding escolar?

Provavelmente, sua escola está instalada em uma cidade com diversas outras instituições de ensino. Algumas podem até mesmo atuar na vizinhança. Para a escolha das famílias, vários fatores vão pesar: preço da mensalidade, qualidade do material didático, metodologia de ensino, linha pedagógica, entre outros. Veja abaixo ações que vão fortalecer sua marca.

Invista na identidade visual

É por meio da identidade visual que as pessoas vão registrar mentalmente sua marca. A identidade visual diz respeito à criação de logotipo, slogan e escolha das cores que remetem à escola.

Este é um trabalho que deve ser realizado por profissionais da área de publicidade e marketing. São eles que saberão como trabalhar as mensagens de maneira eficiente.

Esses elementos devem ser empregados nos uniformes, apostilas, agendas escolares, informes e comunicados. Também devem ser usados em peças publicitárias que a escola for desenvolver.

Tenha presença online

Na Era Digital, as escolas também precisam estar preparadas para que tenham forte presença online. Ao buscarem referências a respeito da instituição, os pais e os alunos realizam buscas na internet.

A escola precisa ter um site com informações institucionais, bem como fotos do espaço físico, corpo docente e diferenciais. Mas não é só isso! As pessoas estão nas redes sociais e, nesse espaço, conferem a atuação de serviços e procuram por feedback de clientes.

Use o marketing de conteúdo para engajar seu público-alvo e aumentar sua rede de clientes. A criação de conteúdos relevantes atrai e gera valor para as pessoas, aumentando a percepção positiva a respeito da escola.

Esteja onde seu público está

É importante que a escola esteja presente em feiras que envolvam a educação, eventos que incentivam a leitura, projetos educativos, entre outros. Esse tipo de ação permite que a instituição permaneça diante de pessoas que têm potencial para que matriculem seus filhos em sua escola.

Nesses momentos é interessante levar um banner e folder com informações a respeito da instituição ou algum outro tipo de material impresso. É uma oportunidade de apresentar ou reforçar a imagem da escola em um ambiente propício.

Por que investir em branding?

Uma escola bem gerida oferece ao aluno uma experiência que ele levará para o resto da vida. Não são apenas conteúdos ensinados em sala de aula, mas valores e laços que acompanharão cada pessoa que por lá passou.

A propaganda boca a boca, com certeza, será capaz de trazer alguns novos alunos para a escola, mas sozinha é bem provável que não se mantenha. O branding escolar amplia os diferenciais da instituição de ensino, levando a mais pessoas as vantagens de se estudar lá.

Agora que você já entendeu como aplicar o branding escolar, o que acha de assinar a nossa newsletter? Assim, você vai receber artigos como este para ajudar na gestão escolar!

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