Pesquisa de satisfação de alunos: saiba como fazer na sua escola

pesquisa de satisfação de alunos
3 minutos para ler

Quem é gestor de uma escola tem noção da realidade: há muita concorrência! Por isso, agradar os estudantes e suas famílias é fundamental. Para saber se a instituição está correspondendo às expectativas, nada melhor do que realizar uma pesquisa de satisfação de alunos.

Essa é uma ferramenta que permite à gestão avaliar erros e acertos, além de expandir o diálogo e comunicação com pais, mães e estudantes. Dessa maneira, a escola pode melhorar e oferecer um ensino melhor e mais adequado com a demanda de seu público, garantindo que as famílias mantenham seus filhos matriculados.

Este artigo vai trazer algumas dicas para colocar em prática a pesquisa de satisfação de alunos. Entenda a importância desse instrumento e aplique em sua gestão para ter resultados ainda mais positivos. Confira!

Por que fazer uma pesquisa de satisfação com pais e alunos?

Muitas vezes é difícil saber o que incomoda pais e alunos na escola e alguns pequenos problemas podem acabar afastando as famílias. Há pais que relatam e tentam resolver, mas outros optam por mudar os filhos de escola. E, certamente, não é isso que você quer que aconteça.

A pesquisa de satisfação permite identificar onde a escola está errando para melhorar. Mas a pesquisa não é importante apenas para que a escola saiba o que pensam os pais. Os benefícios vão além disso, ampliando o engajamento familiar.

Ao abrir um canal de comunicação com os pais, a escola estreita os laços e se mostra interessada em corrigir equívocos. Isso fortalece vínculos e passa uma imagem muito positiva da instituição.

Powered by Rock Convert

O que pode ser avaliado?

A pesquisa oferece diversas possibilidades e a grande vantagem é que os questionários podem ser criados de acordo com as necessidades da escola. Algumas possibilidades para verificar o nível de satisfação é criar formulários para que sejam avaliados:

  • corpo docente;
  • quantidade de vagas;
  • disciplinas oferecidas;
  • atividades extracurriculares;
  • espaço físicos;
  • recursos tecnológicos disponíveis;
  • gestão da instituição;
  • comunicação escolar;
  • valores e cultura institucional.

Como fazer uma pesquisa de satisfação com pais e alunos?

Você vai precisar criar um questionário, destacando os pontos que deseja avaliar e pedindo para que seja marcada uma pontuação de 0 a 10. Para obter dados consistentes, a pesquisa deve conter respostas fáceis de gerar indicadores.

O detalhamento das questões é importante para que a pesquisa de satisfação possa ser mensurada. Os resultados têm de ser precisos para que as mudanças possam ser implementadas.

A forma mais efetiva de fazer uma pesquisa é enviando o questionário na agenda escolar. A resposta pode voltar pela mesma via, mas se quiser proporcionar a possibilidade de ser uma pesquisa anônima, deixe uma caixa na secretaria ou recepção para receber as folhas.

Lembre-se de divulgar os resultados! Essa transparência aumenta a confiança dos pais na gestão e dá credibilidade para a escola. Use as métricas para fazer mudanças efetivas na medida do possível e da realidade da escola.

Viu como a aplicação da pesquisa de satisfação de alunos traz benefícios para todos? Está pronto para aplicar em sua escola? Com certeza, pais e estudantes vão sentir que a opinião deles é valorizada e a imagem da escola só tem a ganhar.

Para continuar recebendo mais dicas de gestão escolar e processos pedagógicos, siga a Rich Laser no Facebook, Instagram e Pinterest.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

2 comentários em “Pesquisa de satisfação de alunos: saiba como fazer na sua escola

    1. Boa tarde Dirce, tudo bem? Se cadastra na nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo. O Campo para cadastro está bem ao lado direito da tela. Abraços até breve 🙂

Deixe uma resposta

-