Como reorganizar o calendário escolar pós-pandemia?

Como reorganizar o calendário escolar pós-pandemia?
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A pandemia do novo coronavírus pegou a todos de surpresa. Ninguém teve tempo para se preparar ou refazer o planejamento para o ano de 2020. As mudanças ocorreram abruptamente e, agora, as escolas estão enfrentando o desafio de reorganizar o calendário escolar para a volta às aulas. Assim, garantir a reposição das aulas é uma forma de minimizar os impactos da pandemia.

Tendo isso em vista, vamos explicar como é possível reorganizar o calendário escolar e os planejamentos pedagógicos. Veja como fazer isso em conformidade com as orientações do Conselho Nacional de Educação (CNE) e otimizar o tempo que resta para encerrar o ano letivo com a missão cumprida. Boa leitura!

Por que é tão importante reorganizar o calendário escolar?

Mediante a necessidade de manter o isolamento social para controlar a pandemia, o Ministério da Educação (MEC) teve que homologar novas diretrizes educacionais. O objetivo do documento é orientar escolas e instituições de ensino quanto ao cumprimento da carga horária mínima obrigatória no período pós-pandemia.

Nesse contexto, adequar o cronograma a essas mudanças e refazer o plano pedagógico é importante para reduzir os riscos de eventuais prejuízos causados pela falta de aulas presenciais. Entretanto, esta é uma das questões que mais desafiam os gestores educacionais.

Como as atividades virtuais serão incluídas no calendário deste ano letivo, a reorganização do calendário possibilita abarcar novas práticas. O ideal é propor metodologias que não visem somente a reposição das aulas, mas que também reforcem o ensino-aprendizagem.

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Quais as orientações do Conselho Nacional de Educação (CNE)?

No documento do CNE constam as devidas orientações e sugestões para todas as modalidades de ensino. Com a participação e colaboração do MEC, o material objetiva orientar todos os entes federados (estados e municípios) sobre a melhor forma de reestruturar o calendário nessa fase pós-pandemia.

Ainda que o Conselho tenha proposto normas com amplitude nacional, vale ressaltar que a reorganização dos calendários é inteira responsabilidade de cada instituição. Além de replanejar o cronograma, a gestão precisa pensar ações e propor novos métodos que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino, presencial ou não.

Como reorganizar o calendário escolar?

Essas novas diretrizes ajudam a gestão escolar a buscar alternativas para reduzir a necessidade de retomada das aulas presenciais enquanto durar a quarentena. É de suma importância que o fluxo de atividades escolares seja mantido para estimular os alunos e deixá-los engajados com o ensino.

Enumeramos algumas alternativas para reprogramar o calendário de sua escola. Confira:

  • amplie a carga horária;
  • utilize os recessos futuros;
  • prossiga com o ensino à distância;
  • ofereça aulas aos finais de semana;
  • utilize contraturnos e alterne conteúdos;
  • priorize ações para fortalecer vínculo entre estudantes e escola nessa fase pós-pandemia;
  • faça um mapeamento comparativo do planejamento e avalie o que precisa ser modificado.

Por fim, vale destacar que a suspensão das aulas devido à adequação aos protocolos de defesa do isolamento social trouxe mudanças e desafios para a gestão escolar. Contudo, é possível seguir as novas diretrizes e reorganizar o calendário escolar para que todos estejam preparados para a retomada das aulas.

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