Saiba quais são os 4 principais desafios da gestão escolar

desafios da gestão escolar
4 minutos para ler

São tantos desafios na gestão escolar que tem hora que você não sabe nem por onde começar, não é mesmo? Além de ter de apurar a visão estratégica de mercado, cuidar dos recursos estruturais e humanos e garantir o cumprimento do ano letivo, o gestor ainda precisa pensar na capacitação de educadores.

Gerir uma escola é zelar pelo bem-estar de todos os envolvidos e ter o compromisso com a educação. É preciso ter visão mercadológica e capacidade para engajar pais e mães, ao mesmo tempo em que consegue envolver os colaboradores e estudantes no projeto pedagógico.

Neste artigo, vamos mostrar 4 desafios da gestão escolar e dar dicas para que você possa superar cada uma deles. Continue a leitura para conferir a nossa lista.

1.Capacitar professores

Para garantir que a linha pedagógica vai ser cumprida com sucesso, é necessário que os professores estejam alinhados. A qualidade do ensino sofre grande impacto de acordo com a maneira que os educadores atuam.

Por isso, valorize os profissionais e ofereça instrumentos para que os conhecimentos sejam reciclados. É muito importante que os educadores estejam sempre atentos para aplicar os melhores métodos de ensino e que a escola ajude a direcionar as metodologias.

2.Direcionar novos investimentos

O gestor escolar precisa administrar os gastos fixos, mas também entender como direcionar investimentos. A escola não pode ficar estagnada e precisa trazer instrumentos que motivem alunos e professores para que o ensino flua com facilidade.

Pode ser a criação de um laboratório, a ampliação da área de recreação ou trazer o ensino de línguas. As necessidades dos alunos e as expectativas dos pais devem ser avaliadas com carinho para que os investimentos sejam satisfatórios para todos. Os investimentos devem ser pensados para agregar valor à escola e fazer com que os alunos tenham mais interesse no ensino.

Powered by Rock Convert

3.Estimular a participação dos pais

O sucesso do aprendizado da criança e adolescente depende muito do nível de envolvimento das mães e pais no processo escolar. Porém, em muitos casos, as famílias estão sobrecarregadas e acabam se distanciando da vida escolar.

Uma gestão escolar bem-sucedida consegue engajar os familiares dentro dos interesses do aluno. Isso pode ser feito com ações que trazem a família para dentro da escola, mas também estimulando que o processo de aprendizado seja ampliado para a casa do aluno.

Em busca dessa aproximação tente:

  • fazer reuniões fora do horário comercial para que mais pais e mães possam participar;
  • organizar palestras com assuntos ligados à educação e parentalidade;
  • envolver as famílias na organização de eventos;
  • sempre que possível, agendar reuniões com os responsáveis pelo aluno.

4.Ter boa comunicação escolar

Muitos problemas podem ser solucionados, ou mesmo evitados, com uma comunicação clara e eficiente. Cabe à gestão não deixar dúvida sobre as decisões da escola e a respeito dos compromissos dos alunos e integrar a família nesse sistema.

A escola precisa conseguir que todas as partes envolvidas estejam cientes a respeito do calendário escolar, reuniões, mudanças, problemas individuais e eventos escolares. Para isso, a agenda escolar continua sendo o melhor instrumento.

É por meio dela que o professor envia observações sobre o aluno, notifica os pais a respeito de algum item que precisa ser providenciado ou informa a respeito de reuniões. Ao mesmo tempo, a agenda escolar serve para que a família envie alguma observação que seja pertinente.

São muitos os desafios na gestão escolar, mas todos eles têm uma solução. Para que seja possível, o gestor tem de conhecer bem a sua escola e tudo o que está relacionado a ela. Quer aprender mais? Assine a nossa newsletter e receba outros artigos que vão facilitar a sua atuação.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-