Conheça 7 tipos de papel para impressão e suas características

Apesar da popularização dos documentos digitais, os materiais impressos seguem sendo fundamentais em diversos momentos da vida, principalmente nas tarefas administrativas e nos compromissos pedagógicos de instituições de ensino. Por isso, é importante conhecer os principais tipos de papel para impressão.
A escolha perfeita do papel também define a qualidade do material gráfico impresso. Isso significa que o papel é o cartão de visita do documento que você tem em mãos. Ele é um fator determinante para garantir uma boa experiência de leitura, seja de um livro, seja de um documento burocrático que você decide imprimir.
Para ajudar a descobrir os papéis ideais para suas impressões, vamos explicar as características dos tipos mais comuns logo a seguir. Continue a leitura tire suas dúvidas!
1. Papel sulfite
O papel sulfite é o tipo mais vendido no mercado, facilmente encontrado em papelarias por um bom custo-benefício. Empresas de xerox também utilizam esse tipo com frequência. Normalmente, ele é vendido em pacotes de 500 ou 100 folhas. A cor é geralmente branca, mas pode ser encontrado em várias outras.
A gramatura do papel sulfite, ou seja, o peso em gramas, pode variar bastante, de 56 a 330 g. Vale lembrar de que gramatura e espessura do papel são medidas diferentes: enquanto uma é o peso em gramas, a outra é a distância das faces de uma folha. O papel sulfite é o preferido dos escritórios e das atividades escolares. Na rotina escolar, é normal que ele seja usado com turmas infantis para desenhos e rascunhos de textos escritos, em turmas mais avançadas.
2. Papel reciclado
O papel reciclado é um tipo que está ganhando cada vez mais popularidade com a atenção da sociedade às práticas de sustentabilidade. Para que ele chegue até as nossas mãos, ele passa por alguns processos particulares.
De modo geral, sua produção é feita com a seleção de aparas de gráficas, instituições de ensino e escritórios, que são misturadas com fibras e sobras da empresa que produz o papel reciclado. Devido à coleta dos materiais que podem ser reunidos na composição, as etapas de produção podem custar um pouco mais que as convencionais.
Apesar do valor, quem acaba beneficiando-se do processo de reciclagem é o meio ambiente. O tempo de vida do papel reciclado é muito maior que os papéis convencionais, como o sulfite. Para uma equipe pedagógica, esse tipo também tem vantagens. O papel reciclado pode ser usado em projetos e trabalhos extracurriculares relacionados a questões de preservação do meio ambiente.
3. Papel offset
Muito confundido com o papel sulfite, o offset possui algumas particularidades técnicas que podem dar melhores resultados, dependendo do objetivo da impressão. Por exemplo, suas características o tornam mais resistente à umidade, além de absorver mais tinta que os outros tipos mais convencionais.
Geralmente encontrado na cor branca em papelarias, a gramatura do offset é de 56 g a 240 g. Você pode encontrar papéis offset mais finos que os sulfite. Ele serve basicamente para os mesmos propósitos do sulfite: impressão de textos escritos, bloco de notas, papéis timbrados etc.
4. Papel fotográfico
O papel fotográfico possui as características essenciais para preservar a qualidade das fotografias, como o seu nome já sugere. Esse tipo geralmente é composto do mesmo material do papel couchê (explicamos mais à frente), com uma camada extra de polietileno. Esse detalhe é o que garante mais brilho e resistência às fotografias impressas.
Você pode encontrar, no mercado, vários tipos de papel fotográfico, como o matte, microscoporoso, papel de linho e glossy. Saiba que eles se diferenciam, basicamente, pelas texturas e superfícies, detalhes que interferem, é claro, no resultado final da impressão. O glossy, por exemplo, geralmente leva mais tempo para secar do que o papel mate.
5. Papel vergê
O papel vergê é mais resistente que o sulfite convencional e mais fino que as folhas de cartolina. A sua textura em relevo apresenta levemente linhas paralelas, tornando-o o tipo d perfeito para ocasiões especiais e mais sofisticadas, como convites, certificados, cartões de visita e diplomas.
A sua produção requer mais etapas que os tipos de papel mais simples, o que aumenta o valor de venda. Contudo, o custo extra é compensado, tendo em vista que não é um material normalmente comprado em larga escala.
6. Papel couchê
O papel couchê é conhecido por deixar as cores mais vivas e fortes. Isso acontece por conta da sua composição microporosa. Quando a impressora insere as tintas no papel couchê, elas permanecem na superfície, sem adentrar totalmente, deixando-o com um aspecto de molhado. Esse é um dos preferidos entre os tipos de papel para impressão, por ter um diferencial e apresentar um bom custo-benefício.
Se você procurar por papel couchê em uma papelaria, é bem provável que o atendente mostrará dois tipos: fosco e com brilho. Os dois tipos são totalmente lisos e uniformes, mas a camada de revestimento do papel couchê com brilho reflete mais a luz, deixando o conteúdo mais brilhante, comparado ao fosco.
7. Papel supremo
A resistência é a principal característica do supremo, quando comparado aos outros tipos de papel para impressão. Isso acontece por conta da sua alta gramatura, que vai de 250 g a 350 g. Ele tem uma textura extremamente lisa e um excelente acabamento. O termo “supremo”, às vezes, pode ser substituído pela expressão “cartão triplex”.
Por ser um tipo de papel resistente, o supremo tem um custo mais alto que os papéis convencionais e não é muito usado em impressões diárias. Normalmente, ele é escolhido para imprimir calendários, cartões de visita, convites, segunda capa de agendas, planners e cadernos personalizados.
Agora que você conhece os principais tipos de papel para impressão, é importante saber onde buscá-los para garantir o máximo de aproveitamento. Priorize uma empresa com experiência no mercado de itens de papelaria. A Gráfica Rich Laser, por exemplo, possui 26 anos de experiência, desenvolvendo materiais customizados, com credibilidade, pontualidade e bom atendimento ao público.
Gostou das nossas dicas? Saiba que o tipo de papel é apenas um dos elementos que influenciam a qualidade da impressão. Ficou com curiosidade? Confira aqui todos os fatores que interferem em uma boa impressão!

Uma equipe dedicada desde 1996 a ajudar os mais diversos negócios com boas impressões.
Somo fabricantes de agendas, cadernos e brindes personalizados.
Além de poder com os mais diversos tipos de impressos, criados e porduzidos cuidadosamente por nós.