4 melhores formas de usar as redes sociais para captar alunos
Instituições de ensino que investem em marketing digital enfrentam menos desafios para alcançar seu público. Entre as principais tarefas de quem entende a importância de investir em marketing educacional está usar as redes sociais para captar alunos. Afinal, trata-se de um meio efetivo e de baixo custo para criar um relacionamento.
O uso das redes sociais pelas escolas não é exatamente uma novidade, mas o modo como isso é feito mudou muito de uns anos para cá, e seguirá mudando! Novas redes surgem com frequência e funcionalidades inovadoras costumam mudar a maneira como as pessoas interagem nessas plataformas.
Quer um exemplo? Logo quando o Instagram surgiu com o recurso Story, saíram na frente as marcas que estudaram como usar a novidade para atrair a atenção dos usuários.
Para as escolas, esse tipo de inteligência precisa vir acompanhado por formas mais abrangentes de usar as redes sociais. A seguir, trouxemos 4 dicas para você!
1. Entenda o perfil do seu público
As características do público são o ponto de partida para qualquer estratégia de marketing digital. Se você ainda não tem uma ou várias personas (representação semifictícia do seu cliente ideal), realize pesquisas com sua base de contatos para entender quais são as necessidades do seu público que sua instituição pode atender.
Esse cuidado vai ajudar você a definir, por exemplo, os melhores horários para postar nas redes sociais.
2. Defina os canais para se conectar
Ao entender o perfil do seu público, você consegue saber quais são as redes sociais que ele mais utiliza. Essa informação, inclusive, pode ser solicitada em um questionário enviado à base de contatos da sua escola. Alimente o perfil das redes onde os jovens e responsáveis por eles estão. Assim, você tem mais chances de captar alunos.
3. Invista em conteúdos de qualidade
Com base nas dúvidas frequentes do seu público, fica mais fácil criar conteúdos ricos, realmente capazes de chamar a atenção. Acompanhe as tendências do momento, estimule a interação, respeite os formatos mais agradáveis para cada rede e invista em boas artes. Textos longos no Instagram, por exemplo, não têm potencial de engajamento, visto que essa é uma rede que valoriza fotos e imagens de qualidade.
4. Aborde o assunto das matrículas na hora certa
O trabalho de uma empresa nas redes sociais é criar familiaridade com o público e amadurecer suas necessidades, para finalmente conduzi-lo a uma oferta: no caso das escolas, falar sobre a matrícula. Para isso, é preciso que o diálogo fortalecido na rede social se expanda para outras plataformas da escola, como seu site e blog.
Isso vai permitir que o usuário amadureça as necessidades que levam à sua solução, tirando dúvidas com os conteúdos do seu blog, por exemplo. A sua tarefa é educá-lo para que ele tenha o interesse de buscar informações sobre matrícula. Quando isso acontecer, a sua escola precisa estar preparada para oferecer um excelente atendimento.
Neste post, você conferiu as melhores formas de usar as redes sociais para captar alunos. Vale ressaltar que é importante acompanhar os resultados obtidos a partir de indicadores e ferramentas para análise de dados. As próprias redes socais oferecem ferramentas com esse objetivo, como Instagram Analytics, Facebook Ads e Twitter Analytics.
Agora que você conhece as melhores técnicas para usar as redes sociais a favor da sua escola, aproveite a visita ao blog da Rich Laser para conhecer 4 tipos de conteúdo para fazer ótimas postagens.
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