Por que ter um manual de identidade visual na escola? Confira!
O manual de identidade visual é de suma importância para as escolas. Trata-se de uma ferramenta que conta com todas as definições técnicas necessárias para o trabalho de designers, analistas de comunicação e de marketing, redatores, entre outros profissionais. Ou seja, é um recurso que estabelece parâmetros e padronização para os conteúdos que serão produzidos por e para uma empresa ou instituição de ensino.
Mas, afinal, como montá-lo? O que não pode faltar nesse material? Quais são, de fato, as suas vantagens? Explicaremos isso e muito mais neste artigo. Então, continue a leitura!
Estrutura ideal
Embora não haja uma estrutura obrigatória para o manual de identidade visual, é muito importante que ela seja bastante abrangente. Ela deve conter desde as informações sobre a logomarca e suas diferentes formas de aplicação até estilos fotográficos e a composição de peças.
É relevante que tudo esteja bem detalhado para que não surjam surpresas negativas posteriormente. Caso não haja especificações sobre determinado elemento, os profissionais podem acabar criando algo que não está de acordo com o que a escola espera. Por isso, até mesmo os tamanhos que a marca pode alcançar devem constar no conteúdo.
Informações indispensáveis
Partindo desse pressuposto, há certos itens que verdadeiramente não podem faltar nesse tipo de material. Um deles é a própria apresentação da marca. É fundamental falar sobre a escola, sua missão e seus valores. Assim, tudo que se relacionar a ela precisa seguir essa essência.
A aplicação do logotipo também é fundamental, assim como suas proporções e seus tamanhos. Definir as tipografias e cores que se relacionam à marca é também algo que deve ser feito. Assim, todos associarão essas características à sua escola, tornando-as memoráveis.
Benefícios
Os benefícios de se ter um manual de identidade visual são vários e dizem muito sobre a própria instituição. Quer saber quais são eles? Separamos algumas das principais vantagens a seguir.
Comunicação com o público-alvo
Como não poderia deixar de ser, um dos benefícios está diretamente relacionado à própria comunicação com o público-alvo. Com um manual de identidade visual, a escola mostra um trabalho muito mais profissional, além de maior responsabilidade e comprometimento com a sua marca.
Dessa forma, cria-se um relacionamento de confiança e, até mesmo, afetivo entre os dois lados. Isso é fundamental, principalmente nos dias de hoje, em que as pessoas estão cada vez mais observadoras e exigentes.
Padronização
Sem um manual de identidade visual, a comunicação vira uma bagunça sem fim. Cada hora o logotipo fica de um jeito e, até mesmo, desproporcional, as cores utilizadas nos comunicados e materiais de apoio não combinam entre si, entre outras situações nada interessantes.
Pare para analisar: sempre que você pensa em uma marca prestigiada, já a relaciona com um logotipo e cores específicos. Isso, além de criar um vínculo saudável, ainda faz com que você a guarde na memória na forma como seus criadores desejam.
Quando não existe uma padronização, nada disso ocorre. Não se cria um relacionamento com a marca, e ela acaba não adquirindo o seu valor merecido.
Melhoria do branding
Como você quer que as pessoas vejam a sua escola? A resposta para essa pergunta, certamente, envolve os mais variados fatores positivos. No entanto, embora ela pareça óbvia em um primeiro momento, as ações que levam até ela nem sempre estão claras para os dirigentes.
O manual de identidade visual atua de forma a melhorar o branding. Isto é, a gestão da marca transforma-se em muito mais otimizada. Além disso, a própria identidade da escola torna-se mais firme e sólida perante todos, pois está muito bem definida.
Principais passos para desenvolver um manual de identidade visual
Agora que você já sabe quais elementos não podem faltar no manual de identidade visual e por que ele é tão importante, chegou a hora de falarmos sobre como desenvolvê-lo de uma maneira satisfatória. Veja as dicas que separamos!
Briefing
Tudo começa pelo briefing, ou seja, por um questionário que responde questões relevantes acerca da escola. Ele deve conter respostas para indagações como: qual é o seu público-alvo; quais são os principais diferenciais da instituição de ensino; quais palavras e cores devem ser utilizadas e precisam relacionar-se à marca; quais não devem fazer parte dos conteúdos da escola?
Brainstorming
Feito isso, é chegada a hora de reunir várias pessoas para a troca de ideias. Nesse momento, é essencial que todos estejam à vontade para deixar fluir suas opiniões. Muita coisa interessante pode sair daí.
Depois, é só juntar tudo o que foi discutido e extrair aquilo de melhor que foi proposto. Pode-se chegar a várias definições e ações criativas a partir desse encontro, além de formas de abordagem interessantes acerca da escola.
Definições
É também preciso deixar tudo muito bem definido. Não basta apenas ter ideias do que deve ser feito, mas é necessário deixá-las estabelecidas. Esse é o momento de escolher tudo o que vai envolver o trabalho da comunicação, seja o logotipo, seja a linguagem e imagens que serão utilizadas nos materiais da escola.
Não se esqueça de nenhum detalhe. Essa etapa geralmente requer um tempo de dedicação maior, pois envolve uma série de fatores e características relacionados à instituição de ensino. Não as perca de vista.
Testes
Por fim, é também relevante testar todas as possibilidades. Acha que o logotipo vai ficar bom nas cores x e y? Faça, então, dessa forma! Não gostou? Acredita que pode melhorar? Não hesite em realizar trocas e modificações!
Os testes também podem ser feitos em relação a aplicações da marca, dimensões, entre outros. Antes de bater o martelo em relação a cada um, é preciso verificar como eles ficam na prática.
O manual de identidade visual é fundamental para as escolas. No entanto, é algo complexo de ser feito. Por isso, contar com o auxílio de uma empresa especializada em ações digitais voltadas para instituições de ensino fará com que os resultados sejam muito melhores.
Nós podemos lhe ajudar bastante nesse sentido. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos serviços e o que temos a oferecer para a sua escola. Não perca mais tempo!
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