Entenda a importância de manter a identidade visual de escola
Identidade visual de uma empresa vai muito além de uma marca, uma imagem ou um logo. Ela deve levar o conceito da empresa, seus valores, sua relação com fornecedores, clientes e colaboradores.
A identidade visual de escola não pode ser diferente: ela deve ser uma marca que mostra sua identidade de fato, seus conceitos e suas ideias. Dentro disso, apresente-se de maneira padronizada, mostre a que veio e se destaque de sua concorrência e, dessa maneira, seja capaz de ser mais lembrada e mais desejada que as demais.
Preparamos este post, especialmente, para mostrar a importância de se ter uma boa identidade visual. Mostramos aqui alguns motivos pelos quais você deve investir na da sua escola. Acompanhe e faça uma proveitosa leitura!
O diferencial da identidade visual nas empresas
A identidade visual de escola vai remeter seu cliente diretamente à sua empresa. Por isso, passar uma boa visão na logo, no slogan e até em ícones fará com que seus clientes saibam o que aquela marca representa e a desejem, pois ela estará ligada às informações de memórias que cada um armazena no subconsciente.
Várias informações de sua empresa estão diretamente ligadas à identidade visual. Veja!
- A imagem que ela quer que o público tenha sobre ela;
- os objetivos que pretende alcançar;
- a cultura e missão da empresa, enquanto escola;
- o foco que tem em oferecer o melhor aos alunos.
As diferenças entre identidade visual e branding
Para perceber a diferença entre identidade visual e branding, precisamos, primeiramente, ter seus conceitos definidos:
- identidade visual – é um conjunto de visuais e gráficos que passam ao cliente diretamente o conceito de sua empresa e sua visão em relação ao mundo, criando uma ligação de respeito entre eles, colaboradores e fornecedores;
- branding – é o que, de fato, define sua empresa, na verdade, todo o processo estrategista dela, de como ver o cliente, como a empresa se relaciona e o que pensa em relação ao mundo, bem como seus conceitos, indo além de opções gráficas.
A influência da identidade visual na brand awareness
Embora quando se fala em brand awareness pareça ser um desses termos de marketing supercomplicado, na verdade, é de simples entendimento. Em contrapartida, tem uma importância muito grande. Imagine o brand awareness como uma fita métrica que mede quão conhecido é seu produto ou serviço no mercado.
Dessa forma, quanto mais conhecido ele for, mais alto ele se encontra nessa escala. Pensando assim, a identidade visual de escola torna-se de suma importância para torná-la mais conhecida, fazendo subir nessa métrica.
Os impactos da identidade visual na escola
Independentemente da localização de sua escola, possivelmente há várias outras próximas a ela. Destacar-se nesse meio hoje vai muito além do material didático oferecido, da boa infraestrutura e da metodologia diferenciada – afinal, isso é realmente fundamental.
É nessa hora que a identidade visual de escola entra, pois ela será de grande valor na hora de sua marca ser lembrada. Ao criar essa identidade, deve-se pensar em tudo desde as cores a serem utilizadas, como um slogan que vira um verdadeiro bordão, viralizando a marca, entre outras coisas que veremos a seguir.
Os principais passos para garantir uma identidade visual forte
A garantia que a identidade visual de escola seja forte depende de alguns fatores muito relevantes. Veja alguns passos!
- Design e marca atrelados – um não existe sem o outro, sendo o design a essência da sua marca, a alma dela, pois a empresa deve ser incorporada nela, e por meio disso se estabelece uma relação emocional com o cliente.
- Cores certas – a psicologia de cores é algo muito importante na hora de fortalecer a identidade visual de escola. São as cores que determinam o primeiro contato da empresa com o cliente (aluno ou responsável), criam um elo que ajuda a distingui-la da concorrência por sua característica própria. As cores despertam em seu público as mais diversas sensações:
- verde – reflete a natureza, esperança, saúde, calma, confiança;
- azul – serenidade, seriedade, sucesso, produtividade, segurança;
- amarelo – otimismo, cautela, brilho, luz, esperança;
- vermelho – perigo, intensidade, paixão, dinamismo, energia.
- Formas – as formas têm um significado que deve ser pensado:
- quadrado – objetividade;
- círculo – impressão de não ter um fim, como uma aliança;
- triângulo – ideia de algo em crescimento, além de uma ligação com algo divino.
Os exemplos de casos de sucesso
Não é difícil encontrar no mercado empresas e escolas que se destacam, tendo a identidade visual bem definida e conhecida. Mostraremos dois casos de sucesso em que a identidade visual foi bem-pensada. Veja quais são eles!
Já deve ter ouvido sobre a escola Wizard. Sem dúvidas, é uma história de sucesso, e não é por acaso: a identidade visual é previamente estabelecida para que o cliente a conheça e se lembre de sua marca. Entrando, nessa nova visão de marketing, quando foi comprada em 2013, mudou sua identidade visual, agregando à sua marca o nome da gigante que a comprou.
No mesmo caminho, podemos citar a escola Fisk, também de idiomas, marca que tem ganhado mercado a cada dia, mostrando a importância de uma identidade visual bem definida e fortalecida. Com mais de 50 anos no mercado, lançou também nova logo, ampliando a visão de mercado.
A escolha da melhor opção
Obviamente que a realização de um trabalho bem-feito requer a escolha de profissionais qualificados que entendam de fato do assunto e estejam atualizados com as mudanças do mercado atual. Um empresa que tem tempo no mercado e que pode oferecer serviço de qualidade ao cliente é a Rich Laser. A gráfica tem mais de 20 anos no mercado, trazendo o diferencial que sua escola precisa, além de responsabilidade com seus clientes, que aliás é mais uma garantia de sucesso.
Agora que você já conhece a importância da identidade visual de escola, seu diferencial e os impactos que ela pode causar, que tal saber como podemos ajudar fortalecer a sua?
Entre em contato conosco para obter ainda mais informações, assim como ficar por dentro do que há de mais inovador!
Uma equipe dedicada desde 1996 a ajudar os mais diversos negócios com boas impressões.
Somo fabricantes de agendas, cadernos e brindes personalizados.
Além de poder com os mais diversos tipos de impressos, criados e produzidos cuidadosamente por nós.
1 comentário em “Entenda a importância de manter a identidade visual de escola”