Identidade visual: entenda como a psicologia das cores e o branding se relacionam

Você já pensou na importância de priorizar a percepção da marca e a imagem a ser repassada aos clientes e parceiros da sua empresa? A psicologia das cores e o branding são dois temas fundamentais nessa orientação. Enquanto o primeiro analisa a influência dos tons nas emoções, o segundo faz a conexão com a publicidade, o marketing etc.
No marketing, a psicologia das cores e o branding, tal qual cada detalhe envolvido, têm um papel fundamental para o sucesso do produto ou do serviço que está sendo oferecido aos consumidores. Neste post, mostraremos a relação entre esses dois assuntos e como aplicá-los na criação de uma identidade visual. Acompanhe!
O que significa branding?
O branding, também conhecido como Brand Management, é uma estratégia de gestão de marca cuja finalidade é fazer a empresa ser reconhecida pelo público e mantê-la competitiva. O principal objetivo é criar conexões profundas com os consumidores, tornando essa relação um fator relevante no momento de decisão de compra pelo cliente.
Exemplo disso é a pesquisa realizada pelo Customer Thermomether, a qual mostra que mais de 65% dos consumidores apontam ter uma ligação emocional com uma determinada marca — o sentimento está ligado, pois, ao valor que a empresa dá aos seus consumidores.
Qual a importância das cores na estratégia de branding?
Quais cores vêm à cabeça ao pensar em marcas como Coca-Cola, McDonald’s, Netflix, Facebook, entre outros? Isso prova que a tonalidade aumenta o reconhecimento da marca. Desse modo, no Branding, considerar o significado da cor é uma estratégia muito valiosa, já que esse é o contato inicial do público com a imagem da empresa.
Ademais, juntamente a essa percepção, vem à tona uma série de associações emocionais ligadas à cor. Por essa razão, ao optar pelas cores da marca, é preciso ir além das preferências pessoais e buscar um tom (ou um conjunto de tonalidades) que represente a mensagem que a empresa queira transmitir.
Como unir esses dois conceitos na prática?
As cores levam as pessoas a terem uma percepção específica, ainda que sutil, provocando um estímulo no cérebro que resulta em uma reação. Dessa forma, o marketing tem um amplo caminho a explorar. Veja como unir ambos os conceitos, a seguir!
Conheça o significado das cores
São diversos os significados de cada cor. Abaixo, conheça alguns dos impactos provocados por elas em nossa mente:
- azul: calma, confiança e segurança;
- vermelho: calor, proteção e força;
- amarelo: otimismo, esperança e transparência;
- verde: tranquilidade, harmonia, frescor e vitalidade;
- laranja: aconchego, energia, criatividade, alegria e excitação;
- roxo: concentração, sucesso, sabedoria e idealismo;
- preto: elegância, poder, modernidade, sofisticação, anonimato e força.
Utilize as cores para despertar confiança na marca
“Que mensagem o seu negócio quer transmitir?”. O primeiro passo é planejar a comunicação da empresa usando a psicologia das cores de maneira correta. Assim, você não passa despercebido pelos seus clientes. A partir disso, é possível valer-se da paleta de cores para despertar as emoções desejadas no público, empregando-a em apresentações institucionais, campanhas, sites, materiais publicitários etc.
Conte com a influência das cores para a tomada de decisão do consumidor
As cores têm grande influência na tomada de decisão de compra do cliente, motivo pelo qual o branding se utiliza dessa ferramenta. Para se ter uma ideia, ela pode influenciar na impressão dos clientes sobre o preço, no reconhecimento da marca e na eficácia dos anúncios, sejam digitais, sejam físicos.
Portanto, com o intuito de garantir uma identidade visual eficaz, é preciso contar com um planejamento bem estruturado, que alie a psicologia das cores ao branding. Para isso, considere contatar um profissional especializado na área, como um publicitário ou um designer, e tenha um material bem produzido, capaz de gerar ótimos resultados para a empresa.
E aí, ficou com alguma dúvida a respeito do assunto? Deixe aqui o seu comentário!

Uma equipe dedicada desde 1996 a ajudar os mais diversos negócios com boas impressões.
Somo fabricantes de agendas, cadernos e brindes personalizados.
Além de poder com os mais diversos tipos de impressos, criados e porduzidos cuidadosamente por nós.