Você conhece o conceito de Brand Awereness? Tire suas dúvidas!
Você estava pesquisando no Google formas de melhorar a gestão e o marketing da sua escola e, de repente, se deparou com o termo Brand Awareness e quer saber mais sobre isso, certo? Então, continue com a leitura e entenda como esta introdução já deu a você um exemplo de Brand Awareness sem que perceba.
O termo Brand Awareness pode ser traduzido para o português como “consciência de marca”. Portanto, o objetivo desse conceito de marketing é aumentar o reconhecimento e a relevância da sua marca para o seu público.
Se você quer transformar a sua escola em referência na área da educação, apostar em Brand Awareness é o caminho certo! Por isso, entenda o conceito e como aplicá-lo!
Brand Awareness: o que é e para que serve
Essa estratégia de marketing tem como objetivo trazer para a memória do seu público o nome da sua marca quando ele pensa no serviço que sua empresa oferece. Ou seja, o Brand Awareness é o que faz com que sua marca deixe de ser apenas mais uma no mercado e passe a ser uma referência no segmento.
Lembra que prometemos explicar como a introdução deste texto serve como exemplo? Pois, quando utilizamos o nome da marca “Google” em vez do termo “site de pesquisa”, nós demos um ótimo exemplo do que é Brand Awareness.
Afinal, o reconhecimento da marca Google é tão grande que nós associamos automaticamente o nome da marca ao serviço que ela entrega. Isso é Brand Awareness e, ao aplicar as práticas que vamos ensinar a você neste texto, o mesmo pode acontecer com a sua escola.
Quando uma marca é reconhecida, ela ganha notoriedade e, consequentemente, a confiança do público. Dessa forma, sua escola se torna a primeira opção quando os pais pensam na educação de seus filhos. Isso é ótimo, não é mesmo? Sendo assim, algumas vantagens de uma boa estratégia de Brand Awareness em escolas são:
- aumento do número de matrículas;
- crescimento da escola enquanto marca;
- maior confiança e satisfação dos pais;
- maior alcance da marca;
- aprimoramento das ações de marketing;
- posicionamento como referência no ramo.
Portanto, essa estratégia de marketing serve para o crescimento da sua escola por meio do reconhecimento, notoriedade e confiança. Por isso vale tanto a pena investir em práticas de Brand Awareness.
Como aplicar estratégias de Brand Awareness em escolas
Agora que você já entendeu o que é e para que serve o Brand Awareness, certamente tem interesse em colocar isso em prática no plano de marketing da sua escola. Pensando nisso, preparamos um passo a passo para sua escola se tornar referência no mercado.
Ofereça programas de indicação
O relacionamento entre os pais, alunos e a escola não é uma relação comum entre clientes e empresa. Afinal, os alunos passam boa parte dos seus dias no ambiente escolar, e os pais e a escola são parceiros na educação dos pequenos. Sendo assim, aproveite essa relação íntima e ofereça benefícios para os pais que indicarem os seus serviços.
Essa estratégia proporciona uma das melhores propagandas que existem: a divulgação boca a boca. Quando os pais estão satisfeitos com a educação de seus filhos ao ponto de recomendar a escola para outros, isso é bastante significativo e certamente vai atrair mais alunos.
Invista em patrocínios
O reconhecimento da marca se relaciona muito com o seu alcance. Portanto, patrocinar projetos, eventos e personalidades é uma forma de aumentar a visibilidade da sua escola.
Além disso, o patrocínio também é uma forma de propagar os valores da marca e demonstrar aos pais quais são os princípios ensinados em seu ambiente escolar. Por exemplo, patrocinar um evento contra o preconceito ou bullying passa uma mensagem bastante positiva e demonstra que a escola se preocupa e realiza ações para evitar esse tipo de situação.
Esteja presente nas redes sociais
A presença nas redes sociais é cada vez mais importante para o Brand Awareness de qualquer empresa. No caso das escolas, vale a pena pensar que tanto os pais quanto os alunos utilizam o ambiente virtual, sendo possível dialogar com ambos nesse canal.
Estar presente no meio digital também facilita que o seu público-alvo encontre você quando estiver procurando pelos seus serviços.
Aposte na identidade visual
A identidade visual de uma marca faz com que ela seja lembrada mais facilmente. Pense, por exemplo, em marcas como Coca-Cola e Apple. Você consegue visualizar o logo delas com facilidade? Provavelmente, sim.
Por isso, apostar na identidade visual da sua escola fará com que ela seja mais lembrada e reconhecida.
Tenha materiais personalizados de qualidade
Não adianta ter uma identidade visual incrível se ela não for vista, concorda? Portanto, vale a pena ter materiais personalizados com o logo e a identidade visual da sua escola. Porém, é importante que os materiais sejam de qualidade para que sua marca seja sempre associada a algo positivo.
Esses materiais podem ser utilizados por todos os profissionais da escola, em eventos patrocinados, feiras, reuniões e outros.
Entregue brindes
Oferecer mimos aos pais e alunos, como brindes de volta às aulas, é uma ótima ideia para o Brand Awareness da sua escola.
É importante ressaltar, entretanto, que os brindes devem conter a identidade visual da marca e ser de qualidade, como já foi dito. Boas opções de brindes escolares são itens de papelaria como porta lápis, materiais de incentivo à leitura e agendas escolares.
A entrega de mimos gera sentimentos positivos e transforma pais e alunos em promotores da sua marca, uma vez que eles utilizarão os brindes em diversos ambientes.
Aliás, lembra que comentamos sobre a presença digital da marca? Uma ótima ideia é incentivar os pais e alunos a fotografarem os brindes e postarem nas redes sociais marcando a escola e utilizando hashtags.
Ao investir em um bom planejamento de Brand Awareness, seguindo todas as dicas deste texto, será possível perceber a melhoria dos resultados. Por isso, aposte nessa estratégia de marketing e veja sua escola se tornando referência no segmento.
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