5 dicas para elaborar uma reunião de pais e responsáveis de sucesso

reunião de pais e responsáveis
3 minutos para ler

Garantir que a comunicação entre escola, alunos e familiares seja de fato assertiva pode ser um desafio. Uma ótima oportunidade de fazer isso acontecer e conquistar ainda mais a confiança da família é no momento da reunião de pais e responsáveis.

Para isso, é preciso uma boa dose de planejamento, preparação e, até mesmo, inovação para que sua reunião seja um sucesso.

Pensando nisso, preparamos cinco dicas essenciais que podem garantir o sucesso do encontro. Além delas, damos algumas dicas extras com temas importantes que podem ser usados nas reuniões. Vamos lá?

1. Divulgue a reunião de pais e responsáveis com antecedência

Para que a taxa de presença do encontro seja alta, algumas medidas são primordiais. A primeira delas é o cuidado de marcar a reunião em datas e horários que sejam adequados aos pais ou responsáveis.

Uma pesquisa rápida perguntando sobre quais seriam as datas e os horários na agenda escolar do aluno pode resolver essa questão.

2. Procure assuntos de interesse dos pais

Outro ponto importante que pode garantir o sucesso da reunião é incluir assuntos que sejam de interesse geral da família, ainda que sejam de temas variados e aparentemente alheios à rotina escolar.

Um bom exemplo é criar uma mostra cultural com trabalhos dos alunos e, até mesmo, apresentações diferentes com os pequenos.

3. Elabore um roteiro

Ter em mente o que será abordado e em quais momentos também é fundamental. Preparar os professores e os funcionários de modo geral para que tudo aconteça nos momentos preestabelecidos permite que os itens sejam cumpridos.

Um bom roteiro deve incluir: assuntos, horários, responsáveis e local de cada acontecimento para não haver confusão.

Powered by Rock Convert

4. Deixe o ambiente preparado

Preparar o ambiente com antecedência é outro ponto-chave no planejamento de uma reunião de pais e responsáveis.

Veja bem: você já sabe quais são as melhores datas e os horários, já chamou a atenção com algum assunto interessante e elaborou um roteiro com a ordem e maiores detalhes dos acontecimentos do dia.

Só que nada disso vai funcionar muito bem caso o ambiente não esteja preparado para receber os aluno e seus responsáveis. Cuidado extra!

5. Permita que os pais exponham sua opinião

Ouvir o que os pais ou responsáveis têm a dizer é extremamente valioso para o sucesso da reunião e para a gestão escolar.

Dicas, queixas, pedidos… tudo isso pode ser incorporado no planejamento escolar, nas melhorias e até nas inovações durante o ano letivo. Cuidado apenas para não gerar um tumulto desnecessário entre pais e mestres.

Você pode criar uma pesquisa de satisfação e um momento específico dentro do cronograma para que os pais possam conversar individualmente ou em pequenos grupos com a equipe escolar.

Investir em momentos de descontração entre temas mais técnicos, como planejamento pedagógico, comportamento e rendimento dos alunos em sala de aula e regimento escolar, é uma boa pedida.

Comunicação diferenciada e tendências pedagógicas também são temas interessantes e que podem ser incluídos nos encontros, fazendo com que sua reunião de pais e responsáveis seja um sucesso e o assunto do dia.

Gostou dessas dicas? Então compartilhe este post nas redes sociais! Quem sabe alguém não tem uma nova ideia para você?

Agendas PersonalizadasPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-