Como estudantes se beneficiam de agenda e planner? Entenda melhor!

agenda e planner
7 minutos para ler

Duas ferramentas escolares indispensáveis para auxiliar no desenvolvimento dos estudantes e para melhorar a comunicação entre diretores, coordenadores e professores com os pais são agenda e planner. Essenciais dos primeiros meses até a adolescência, o planner e a agenda escolar podem ser úteis em diversos aspectos.

Com a correria do dia a dia e tantas atividades a serem realizadas, os estudantes acabam tendo muito o que fazer e pouco tempo para executar, assim como acontece na vida de todas as pessoas nos dias de hoje. Logo, contar com uma administração de compromissos para conseguir uma gestão melhor do tempo tem sido uma grande prioridade.

Ficou curioso e deseja saber qual a diferença entre uma agenda e um planner? Então continue acompanhando o texto para entender melhor e ver ainda as principais vantagens dessas duas ferramentas incríveis! Boa leitura!

Quais são as principais diferenças entre uma agenda e um planner?

Os planners, normalmente, proporcionam ao usuário espaços diários menores para fazer as anotações, enquanto algumas agendas não fazem essa separação, uma vez que mantêm horários específicos para cada tarefa.

Os cadernos planejadores trazem lembretes e tabelas para uma melhor visão semanal, mensal e anual. É um conteúdo bem prático para as rotinas diárias e um grande aliado quando o objetivo é planejar estratégias que envolvem ações distintas.

A principal diferença é que planejar vai muito além de apenas anotar os compromissos. Inclui etapas a seguir, decisões a serem tomadas, escolhas de caminhos a serem percorridos.

Planejar uma atividade, projeto ou pesquisa da escola, por exemplo, não é simplesmente anotar o dia em que vai ser feito. É necessário pensar em tudo que envolve a tarefa. Um planner tem espaço para fazer esse planejamento, guiando você na tarefa, enquanto uma agenda, não.

No planner, você tem a flexibilidade de poder adequá-lo às suas necessidades específicas. Uma agenda apresenta o miolo fixo, além disso, as páginas já trazem uma função pré-definida. Há o espaço do calendário, o espaço para anotar horários e os dias da semana, por exemplo.

Além de ser uma opção fácil de carregar na bolsa, na agenda os alunos podem:

  • anotar os compromissos e atividades do dia a dia;
  • ter as provas importantes organizadas;
  • registrar trabalhos para elaborar com os colegas de sala.

Já no planner, os alunos podem:

  • anotar vários compromissos e tarefas em um mesmo lugar;
  • ter espaço para fazer o planejamento pessoal e organizar os estudos;
  • ter flexibilidade de expressão para fazer seus registros diários;
  • ter uma opção mais abrangente de organização.

Ficou confuso? Bom, resumindo para você, tanto as agendas quanto os planners exercem funções extremamente relevantes para os estudantes e para todos que desejam organizar a sua rotina, podendo ser escolhidos e pensando mais no tamanho e no design. Lembrando que a escolha depende muito do tipo de perfil e do uso de cada aluno.

Quais são os principais benefícios que ambos trazem para os estudantes?

Confira, a seguir, as vantagens que os planners e as agendas trazem para os alunos!

São ótimos meios de comunicação entre professores e responsáveis

As agendas e os planners são fundamentais para os pais e alunos, especialmente nos primeiros anos. Dos quatro aos dezoito meses, essas ferramentas são o principal meio de comunicação, servindo para registrar diariamente as tarefas dos bebês. Desse modo, mesmo de longe, os pais ou responsáveis podem acompanhar como é o dia a dia do filho.

Powered by Rock Convert

Com quase dois anos, as crianças já estão andando e começando a se comunicar, logo, os relatos podem passar a ser semanais. Depois dos dois anos, ao longo da infância do aluno e início da sua adolescência, as anotações podem ser realizadas de forma quinzenal. Além, é claro, de os próprios estudantes poderem utilizar as ferramentas para ter um controle de suas atividades, para que não se percam em tantas tarefas.

Ajudam a entender hábitos e rotina

A agenda e o planner significam a presença da escola na vida dos pais ou responsáveis. São nessas ferramentas que são feitos os registros do dia a dia, desempenho, comportamento e demais anotações ligadas aos estudantes, tornando-se, portanto, ferramentas indispensáveis para analisar como é a rotina e como são os hábitos de cada criança ou adolescente.

Organizam horários para aproveitar melhor o dia

Todos sabem que o número de tarefas e de atividades só aumenta, tanto na vida dos adolescentes quanto na vida dos adultos. Com essa correria do dia a dia, ter duas ferramentas incríveis como a agenda e o planner é uma grande vantagem para que os alunos possam conquistar o sucesso na escola, tendo os seus horários sempre muito bem organizados para conseguirem cumprir tudo e aproveitar o dia da melhor forma possível.

São ótimos para anotar recados importantes

Outra função das ferramentas é ser um meio para fazer anotações de recados, eventos, atividades, provas e demais informações relevantes à escola, pais e alunos. Ter controle desses dados é essencial para que nada passe despercebido.

São perfeitos para programar a semana

Com a agenda escola e o planner também se pode estabelecer qual vai ser a programação semanal e quais vão ser as tarefas realizadas para os estudantes, educadores ou eventuais visitantes. Criar uma rotina de anotações acaba mantendo a organização, além de planejar melhor as ações que serão feitas durante a semana.

Quais são as principais dicas para organizar a agenda e planner de maneira eficiente?

Veja quais são as dicas relevantes para organizar a agenda e o planner!

Enumerar atividades

O primeiro passo para elaborar um ótimo planejamento do planner e da agenda é listar as atividades para o dia. Com isso, é possível ter um panorama geral do que deve ser feito, assim como das tarefas mais importantes do dia e que, por isso, devem ser priorizadas.

Não se esqueça de determinar os prazos para concluir as atividades. No início, é bem comum estabelecer prazos mais extensos, afinal, os alunos estarão começando a colocar ordem na sua vida, por isso não se pode ter pressa. Com o tempo, eles podem reduzir o prazo, de forma gradativa. Ao final do dia, é preciso eliminar todas as tarefas que foram concluídas, e já preparar uma prévia das atividades que precisarão ser executadas no dia seguinte.

Separar por ordem de prioridades

Para que os alunos possam gerir melhor o tempo, devem aplicar essa dica e separar as suas tarefas por ordem de prioridade. Lembrando que no grupo das atividades mais importantes devem estar aquelas que são indispensáveis.

No grupo das tarefas urgentes, precisam estar as atrasadas, cujo o prazo determinado já venceu, assim como as com prazo já por vencer. Já no grupo das tarefas circunstanciais, é preciso enquadrar as atividades consideradas desnecessárias e sem grande relevância para o momento em questão.

Ter comprometimento com as tarefas

Além dessas dicas fundamentais, os alunos precisam também ser disciplinados e comprometidos, para que a sua agenda ou planner se mantenham sempre em ordem. Afinal de contas, de nada vai adiantar anotar todas as atividades, se eles não tiverem disciplina para cumpri-las no tempo estabelecido, concorda?

Enfim, como você pode perceber, agenda e planner são úteis de várias formas, e os alunos só tem vantagens ao utilizá-las em seu dia a dia. A rotina passará a ser bem menos puxada, com organização e compromisso.

Ficou interessado e quer conhecer as diferentes agendas e planners que temos em nosso site? Então não perca mais tempo e conheça as nossas várias opções para encantar os seus alunos!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-