Fique por dentro das tendências pedagógicas na educação infantil

tendencias pedagógicas na educação infantil
3 minutos para ler

Com tantas transformações tecnológicas, a forma como as crianças assimilam conteúdos também foi impactada. As demandas da nova geração são outras, e a escola precisa se reinventar aplicando tendências pedagógicas na educação infantil.

É necessário que a coordenação pedagógica e o corpo docente estejam atentos às transformações para que as aulas sejam mais atrativas e produtivas. Práticas pedagógicas dinâmicas e que permitem a interação do aluno são formas de atrair a atenção e o aproveitamento dos estudantes.

Neste artigo, separamos algumas das tendências pedagógicas na educação infantil para ajudar você a oferecer um ensino que vá atender as necessidades dos alunos e as expectativas dos responsáveis. Continue a leitura e confira!

Ensino personalizado e colaborativo

A escola e os professores precisam tratar o aprendizado como um processo individual. Isso significa que, em uma turma, cada um tem seu ritmo, e isso precisa ser respeitado.

Por isso, o educador deve estimular parcerias entre as crianças. Dessa forma, elas colaboram umas com as outras, tornando o aprendizado mais divertido. Esse formato faz com que seus alunos desenvolvam empatia, autonomia e habilidades socioemocionais que farão diferença na vida adulta.

Ensino ao ar livre

As crianças gostam de estar em ambientes diferentes e desafiadores. E você já parou para pensar que, fora da sala de aula, elas podem ter vivências incríveis? Muitas escolas inovadoras oferecem boa parte do aprendizado em ambiente externo.

Powered by Rock Convert

Isso pode ser realizado por meio de excursões ou mesmo mudando de ambiente dentro da própria escola. Você pode pensar em criar uma horta e ali trabalhar diversas disciplinas com as crianças. Certamente, isso vai estimular a criatividade e aguçar a curiosidade dos pequenos.

A arte como aliada

A arte tem a incrível capacidade de envolver as crianças, oferecendo inúmeras possibilidades de desenvolvimento. Seja por meio de pinturas, modelagem com argila, dança, teatro ou instrumentos musicais, atividades artísticas potencializam habilidades intelectuais e elevam a autoestima.

Por meio da arte, o educador pode auxiliar em diversos aspectos da formação intelectual, levando as crianças a romperem suas barreiras, vencerem a timidez e atuarem com a criatividade. Atividades artísticas podem ser usadas inclusive para alfabetização e para estimular o hábito da leitura entre seus alunos.

Novas tecnologias

Não adianta negar! As novas tecnologias são uma realidade na vida dos alunos, que já nasceram em uma era digital. E por que não usar esses recursos para enriquecer suas aulas e atrair a atenção das crianças?

Computador, celular e tablet podem potencializar a assimilação de conteúdos e engajar as crianças em atividades. Essas ferramentas permitem que haja interação, e isso consegue deixar os alunos entretidos enquanto aprendem.

O professor precisa estar em constante renovação para conseguir falar uma linguagem que acesse seus alunos. Por isso, conhecer as novas tecnologias é bastante importante. Por meio da internet, é possível ampliar as ideias e formular aulas bem interessantes.

Para se manter informado, sempre pesquise, leia e estude as tendências pedagógicas na educação infantil. Nesse sentido, a participação em simpósios e congressos também é de grande valia. Aproveite e veja quais são os três maiores eventos de educação do país!

Agendas PersonalizadasPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-