Veja 3 dicas de como melhorar a relação entre família e escola

relação escola e família
4 minutos para ler

O desenvolvimento escolar depende muito da maneira como é estabelecida a parceria entre a escola e os pais da criança. A relação família/escola tem grande peso no processo de ensino, aprendizado e na solução de problemas que envolvem a criança. Quanto mais engajados os pais, melhor para o estudante.

Só que nem sempre esse relacionamento flui naturalmente e cabe à instituição de ensino promover essa aproximação. Afinal, pais e escola devem ser aliados na missão de educar e transmitir valores. A forma como as tarefas extracurriculares são trabalhadas em casa influencia no desempenho dentro da sala de aula.

Neste artigo, você vai ver como unir educadores e pais desenvolvendo uma comunidade escolar. Com algumas atitudes simples, a relação família/escola se fortalece e todos se beneficiam. Confira 3 dicas a seguir!

1. Estabeleça meios eficazes de comunicação

A comunicação é ponto fundamental para que qualquer relação flua boa. Para isso, a escola precisa estabelecer canais claros para oferecer informações sobre a proposta pedagógica, o calendário escolar, o conteúdo pragmático e a realização de atividades extracurriculares.

É necessário que a família tenha fácil acesso a essas informações e que a escola envie comunicados antes mesmo que os pais façam algum questionamento. Isso vai garantir a confiança e estabelecer um vínculo, além demonstrar organização.

Da mesma forma, os pais também devem ter facilidade para que façam críticas e questionamentos. A família também precisa ter um canal para informar quando há algo de errado com a criança em casa.

A agenda física é o melhor suporte para estabelecer essa comunicação. Ter uma agenda escolar personalizada permite estabelecer uma via de mão dupla para envio e recebimento de informações que vão fortalecer a relação entre a escola e a família.

Powered by Rock Convert

Agendas Escolares Personalizadas

2. Promova eventos para a família na escola

Levar os pais para dentro do ambiente escolar é fazer com que eles se sintam parte do processo. Por isso, aproveite as oportunidades para celebrar e ter a família por perto. Feiras do livro, da Ciência, da Cultura, festas junina e da família são ótimas maneiras de promover essa integração.

Sempre que possível, envolva as famílias na preparação dos eventos, seja na realização de tarefas no dia ou na preparação do evento. Isso dá a eles senso de pertencimento e amplia cada vez mais o engajamento com os assuntos relacionados com a escola.

Os eventos são ótimas oportunidades para que os educadores estejam mais perto do pai, da mãe e de outras pessoas importantes na vida de seus alunos. Além do mais, nessas ocasiões há uma maior integração entre as famílias dos estudantes, fortalecendo a comunidade escolar.

3. Faça reuniões periódicas com as famílias

É preciso que família e escola andem na mesma direção para que a metodologia de ensino funcione. Por isso, a reunião entre pais e educadores é um importante instrumento de aproximação com objetivo de envolver os pais nos assuntos acadêmicos e mostrar a evolução escolar.

Muitas vezes torna-se necessário que a reunião seja feita com o real intuito de mostrar para a mãe e o pai a importância do papel de cada um na educação. Nesses casos, é preciso que a equipe pedagógica consiga firmar uma relação de cooperação e confiança para que a condução positiva de problemas seja possível.

A educação de crianças e adolescentes precisa dos pilares família e escola bem estabelecidos. Ao trabalharem em conjunto, formam uma base sólida para a formação de uma pessoa plenamente desenvolvida.

Não é justamente isso que você quer para os seus alunos? Com certeza a resposta é sim! Coloque em prática as dicas que você aprendeu aqui e estabeleça uma relação família/escola harmoniosa. Aproveite e leia também o nosso artigo para despertar o interesse dos estudantes pela aula. 

Agendas PersonalizadasPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-