Como desenvolver o protagonismo estudantil na prática?

protagonismo estudantil
3 minutos para ler
festa junina produtos personalizados 2025

Como o próprio nome sugere, o protagonismo estudantil visa colocar o aluno em primeiro plano: as atividades são propostas pelos próprios estudantes e a escola se torna um ambiente mais dinâmico e interessante para eles desenvolverem o conhecimento a partir de suas curiosidades e demandas pessoais.

No entanto, nem sempre é simples aplicar estas atividades de modo atrativo ao discente. Por isso, neste post, vamos dar algumas dicas práticas para tornar a sala de aula um lugar mais dinâmico, conquistando o aprendizado e a retenção dos alunos. Acompanhe até o final!

Debates em sala de aula

Os debates desenvolvem as capacidades do aluno de pesquisa e os ajudam a aprender a defender o próprio ponto de vista, sem contar que são um momento fundamental para melhorar suas capacidades sociais.

Portanto, proponha debates sobre os temas que os estudantes têm interesse e coloque-os para conversar entre si e verá que eles têm ideias muito abrangentes se direcionados corretamente. Esses encontros podem ser extremamente positivos e trazer experiências únicas de aprendizado.

Votações pelos temas estudados

Em um sistema de protagonismo estudantil, o que é estudado vem das ideias propostas pelos próprios alunos. Por isso, nada mais justo que esses temas sejam escolhidos por votação, o que trará para os estudantes uma experiência democrática que fará com que ele entenda a importância do voto para o progresso coletivo.

agenda-escolar

Vale a pena ressaltar que, além de recolher os temas escolhidos pelos estudantes, é interessante propor outras opções de conteúdo a ser estudado, para que eles sejam estimulados a pesquisar sobre os temas antes da votação.

Projetos que envolvam o diálogo

A falta de diálogo que, muitas vezes, é proporcionada pela estrutura vertical de ensino, pode fazer com que os alunos tenham dificuldade para compreender os conteúdos lecionados, apresentem desinteresse e, consequentemente, problemas de disciplina e desempenho escolar.

Para que isso não aconteça, devem ser desenvolvidos projetos que envolvam o diálogo. O professor precisa estar atento e interessado nas demandas dos estudantes, bem como em seu método de aprendizado, deixando de lado a ideia de que ele é o único detentor do conhecimento.

Faça da sala de aula um ambiente que acolha o erro

A escola muitas vezes se torna um ambiente que penaliza o erro e não o reconhece como uma etapa fundamental para o aprendizado, uma vez que é no erro que temos a capacidade de compreender detalhes que estavam passando despercebidos em algum processo. Ou seja, o erro não deve ser visto como um inimigo, mas sim como uma oportunidade para aprender do jeito certo de uma vez por todas. Por isso, acolha os equívocos dos estudantes.

Como vimos, o protagonismo estudantil nada mais é do que colocar o aluno no centro da estrutura de aprendizagem, dando a ele o ambiente e as ferramentas necessárias para desenvolver as suas capacidades individuais e as suas curiosidades, formando indivíduos dinâmicos que serão capazes de lidar com as mais diversas situações em sua vida adulta.

Gostou do conteúdo? Assine a nossa Newsletter para receber mais conteúdos como este sempre que forem publicados!

BRINDES PERSONALIZADOS
Você também pode gostar

1 comentário em “Como desenvolver o protagonismo estudantil na prática?

Deixe um comentário

-