Como lidar com alunos rebeldes? Confira 5 dicas essenciais

alunos rebeldes
4 minutos para ler

Uma sala de aula é formada por estudantes heterogêneos, criados em contextos distintos e com personalidades diferentes. Alguns são mais dóceis e de fácil convivência, mas há também alunos rebeldes que podem desafiar os professores.

Saber lidar com esses perfis nem sempre é fácil, porém, com algumas dicas, torna-se possível. Ao contornar a situação, o professor não só consegue garantir o bom andamento das aulas, como também faz a inclusão adequada do aluno que está apresentando problemas.

Neste artigo você vai conhecer 5 dicas de como lidar com alunos rebeldes. Continue a leitura e veja como pequenas atitudes podem ajudar na solução desse tipo de conflito. Confira!

1. Identifique a causa

Todo comportamento inadequado tem uma razão, e descobrir o que está por trás da rebeldia é o primeiro passo para resolver a questão. Normalmente, o aluno está passando por algum tipo de conflito familiar, seja brigas entre os pais, seja separação deles ou, até mesmo, a doença de alguém próximo.

É importante que você acione o apoio pedagógico da escola para que os pais ou responsáveis sejam convidados a conversar. A instituição tem o dever de promover o desenvolvimento do aluno. Assim sendo, se há algo de errado, ela precisa estar ciente.

Caso se trate de uma situação extrema, identificada pelo corpo pedagógico como violência doméstica ou abusos, será necessário relatar ao Conselho Tutelar. O Estatuto da Criança e do Adolescente garante proteção ao menor e punição aos responsáveis.

2. Conquiste a confiança do aluno

Independentemente do que quer que esteja por trás do comportamento de um aluno rebelde, o professor precisa conquistar a confiança dele. Dentro da sala de aula, o professor é a autoridade e deve não só coordenar as atividades como também cativar os estudantes.

Powered by Rock Convert

Ao conhecer melhor o aluno que está tendo problemas, o educador se aproxima de seu universo e pode tentar chamar a atenção trazendo algum aspecto que, de fato, o interesse. Se esse aluno notar que o professor levanta temáticas interessantes, ele tende a se aproximar e estabelecer um elo.

3. Desperte a noção de pertencimento no aluno

Essa dica vale para todos os estudantes da classe e não apenas para os alunos rebeldes. Eles precisam se sentir pertencentes a um grupo. Entender que viver em comunidade e estabelecer laços alivia o peso é importante para que grupos se fortaleçam.

A criança ou o adolescente que está trazendo transtornos precisa se sentir querida e desejada. Além disso, ela tem que se sentir útil dentro do grupo. Dessa forma, tente trazer esse aluno para o seu lado, pedindo ajuda para pequenas tarefas ou delegando alguma responsabilidade.

4. Crie as regras de forma clara e objetiva

Ter normas é vital para que a sala de aula consiga seguir em um fluxo de aprendizado. Porém, tente fazer de forma que fique claro para todos e que os alunos compreendam a importância de segui-las. As regras precisam ser efetivamente aceitas pelos estudantes.

Pense em soluções que vão além das punições. Se o problema for o aluno se dispersar e iniciar conversas paralelas, procure mudá-lo de lugar e oferecer opções para que ele colabore com a classe, por exemplo.

5. Estabeleça boa comunicação com os responsáveis

Os responsáveis precisam estar envolvidos no processo, então, se a rebeldia tem fundo familiar, todos devem buscar uma solução. Mantenha a comunicação e informe os responsáveis sobre os passos que está tomando e os avanços obtidos. Além disso, oriente acerca da necessidade do comprometimento do aluno com o dever de casa e outras atividades feitas fora da escola.

Com essas dicas, não apenas os alunos rebeldes vão se beneficiar. A sala de aula vai fluir com mais leveza, e todos sairão ganhando — inclusive o professor, que se sentirá realizado ao notar a mudança comportamental.

Para continuar acessando conteúdos que ajudam na gestão escolar, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de novos artigos em primeira mão!

Agendas PersonalizadasPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-