Primeiro dia na escola: 4 dicas para recepcionar bem os alunos

Primeiro dia na escola
4 minutos para ler

O início do ano letivo é sempre aguardado com ansiedade por alunos, família e educadores. A volta às aulas deve ser sempre alegre e o primeiro dia na escola é muito importante para as crianças e adolescentes.

A data marca o começo de uma nova jornada, que inclui a aquisição de novos conhecimentos, o reencontro com os colegas e a formação de novas amizades. Por isso, receber bem os estudantes é fundamental para conquistar a confiança e reforçar os vínculos.

Pensando nisso, selecionamos 4 dicas para que seus alunos sejam muito bem recebidos no primeiro dia na escola. Veja a seguir como preparar tudo com carinho e marcar essa ocasião tão especial para todos da comunidade escolar.

1. Recepcione com alegria

A primeira impressão é a que fica! Ao mesmo tempo em que há alunos veteranos, há também os novatos. É bom que o coordenador pedagógico e demais membros da equipe aguardem no portão ou pátio para receberem cada um que for chegando.

Os educadores também devem participar da recepção e podem aguardar os seus alunos na porta da sala. Receba todos de maneira calorosa, dando as boas-vindas e desejando bom início de ano letivo.

Algumas escolas preparam algum tipo de evento coletivo no pátio, que conta com atrações como personagens infantis, palhaços ou outras apresentações lúdicas.

2.Tranquilize a família

Principalmente na educação infantil, pais e mães costuma ficar muito apreensivos na volta às aulas. A criança precisa de um tempo de adaptação e a forma como ela vai se comportar reflete muito a segurança da família.

Powered by Rock Convert

Por isso, o acolhimento às famílias é fundamental. Seja empático e tente tranquilizar, convide para conhecer a sala e a professora, tente estabelecer uma relação de confiança para fazer com que essas pessoas se sintam pertencentes à comunidade escolar e estejam engajadas durante todo o ano.

3.Ações especiais

Durante a primeira semana, tente fazer uma programação mais leve e lúdica para que as crianças fiquem à vontade. Pense em atividades motivadoras, educativas e que integrem os estudantes à escola.

Os professores podem pensar em aulas estimulantes e prazerosas. Pode ser proposto que façam alguma atividade para contar o que fizeram nas férias — uma roda de conversas funciona muito bem nessas ocasiões.

No caso de alunos novatos, deve haver um cuidado para que cada um se apresente e sinta-se em à vontade na nova escola. É necessário ter em mente que já é uma situação intimidadora e que, se for uma criança tímida, ela pode ficar ainda mais constrangida. Então, essa aproximação deve ser cautelosa e afetiva.

4.Deixe as regras claras

Para que não haja conflitos futuros, é necessário que todos tenham ciência das regras da escola. Isso inclui normas de conduta, horários de entrada e saída, formas de avaliação, práticas inaceitáveis e o calendário escolar. É importante que tudo isso esteja na agenda, documentando que foi repassado aos pais, alunos e outros responsáveis.

Inclua também na agenda escolar canais de comunicação para melhorar o relacionamento com as famílias. É interessante mostrar que a escola está sempre aberta a receber opiniões, esclarecer dúvidas e ouvir sugestões.

O início do ano letivo é uma ótima oportunidade para a instituição reforçar a sua marca. Então, todos os funcionários devem estar envolvidos e preparados para o primeiro dia na escola. Essa harmonia e o planejamento são fundamentais para que alunos e pais sintam segurança para a nova etapa.

Só que antes de pensar no primeiro dia na escola, você tem que garantir a matrícula dos alunos, certo? Confira agora quatro dicas para aumentar o número de inscrições!

Agendas PersonalizadasPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

2 comentários em “Primeiro dia na escola: 4 dicas para recepcionar bem os alunos

  1. Bom dia!

    Achei muito oportuno e interessante este artigo sobre” Recepcionar os pais.”

    Vocês teriam algo sobre adaptação de alunos da Educação Infantil?

    Muito obrigada
    Maria Lucia

    1. Bom dia Maria Lucia, tudo bem?

      Que ótimo que gostou do tema, no momento não temos o tema solicitado publicado, mas já está em nossa pauta. Caso já seja assinante da nossa newsletter, no final do e-mail sempre deixo uma pesquisa onde você pode sugerir os temas que ache mais importantes para ajudar na gestão da sua escola.

      Eu que agradeço, um forte abraço!

Deixe uma resposta

-