Porque investir em marketing digital para aumentar as vendas de sua empresa
O marketing digital é uma ferramenta poderosa para aumentar vendas, pois auxilia sua empresa em diversas ações, como atingir o público certo e se tornar uma referência no mercado.
Atualmente, é impossível pensar em um mundo sem internet, milhares de sites e redes sociais, já que boa parte da população está conectada nessa rede diariamente realizando diversas ações.
Quando pensamos no cenário que a pandemia de Covid-19 gerou, fica ainda mais difícil imaginar um mundo em que as pessoas trabalhem, façam pesquisas ou compras sem o auxílio da internet.
Mesmo assim, certas empresas resistem à ideia de investir em marketing digital por diversas razões, como a crença de que não há recursos suficientes para aplicar nessa área ou até mesmo a desconfiança sobre a eficiência desse marketing online.
Contudo, a realidade é que a internet é um ótimo local para divulgar sua empresa, já que a maioria dos consumidores está conectada diariamente, e o marketing digital pode sim trazer ótimos resultados para as empresas.
A seguir, explicaremos porque investir em marketing digital é fundamental para aumentar as vendas de seu negócio. Confira!
Como é feita uma estratégia de marketing digital
Uma estratégia de marketing digital pode ter vários objetivos, como aumentar as vendas, fortalecer a imagem da empresa no mercado ou divulgar um evento. Mas, independente do objetivo, a estratégia de marketing sempre vai criar um plano para que a empresa atinja sua meta de forma organizada e segura.
Para isso, a estratégia de marketing digital define ações para atingir o objetivo do negócio, quais plataformas e ferramentas serão utilizadas, prazos, quem é o público-alvo da empresa e quais indicadores serão medidos para analisar os resultados obtidos.
Dessa forma, o desenvolvimento da empresa não terá apenas um pico e depois começará a entrar em queda. Ele acontecerá da maneira correta e irá se manter com o passar do tempo.
Por que investir em marketing digital para aumentar vendas
Como foi dito, o marketing digital pode auxiliar empresas a atingir diversos objetivos. Mas, o que faz com que ele seja bom para aumentar as vendas de seu negócio? É isso que você entenderá abaixo!
Para se tornar uma referência em seu ramo
Uma das principais técnicas do marketing digital é o marketing de conteúdo, em que a empresa cria materiais com o objetivo de educar e tirar dúvidas do público. Esses conteúdos podem ser vídeos postados em redes sociais, textos publicados em blogs ou sites, podcasts, entre outros.
Independente do formato escolhido pela empresa, esses conteúdos auxiliam a aumentar as vendas do negócio, justamente porque ajudam o público a resolver problemas. Ao auxiliar o consumidor, este percebe que a empresa entende do ramo que está inserida, se preocupa com seu público e, assim, ele passa a enxergá-la como uma referência em seu campo de atuação.
Dessa maneira, quando precisar de produtos ou serviços do ramo, ele vai escolher comprar dessa empresa. Além de adquirir uma mercadoria ou serviço uma única vez, ele pode também se tornar um cliente fiel se considerar o negócio uma referência.
Falar com o público certo
Campanhas digitais têm uma grande vantagem quando comparadas às offline: podem ser segmentadas. Assim, conseguem atingir somente as pessoas que fazem parte do público-alvo da empresa e se interessam pelo que ela oferece.
Com a segmentação, pode ser que a campanha atinja menos pessoas que uma ação offline, como na TV ou em outdoors, mas os resultados tendem a ser melhores, pois todos os atingidos fazem parte do público da empresa.
Além de segmentar a campanha, no marketing digital também é possível mostrá-la para o público no momento certo, o que melhora ainda mais as chances do negócio de obter bons resultados.
É possível, por exemplo, descobrir os melhores horários para postar conteúdo nas redes sociais e, assim, mostrar os materiais ao público no momento em que ele precisa e está disposto a conferi-los.
Investir menos, mas ter bons resultados
Investir em marketing digital custa bem menos que apostar em ações offline, como campanhas em rádios, TV e publicações impressas, já que essas normalmente possuem valores elevados.
Quando as ações online são segmentadas, o custo desse tipo de marketing diminui ainda mais, pois a empresa não gasta dinheiro com pessoas que não fazem parte de seu público e, portanto, não se interessam por seus serviços.
Sendo assim, ao investir em marketing digital, a empresa gasta menos recursos e obtém ótimos resultados, que costumam ser melhores que os de uma campanha offline.
Analisar dados de forma rápida e fácil
Além de demandar investimentos menores, no marketing digital é possível analisar facilmente os resultados da estratégia em tempo real para compreender se as ações estão funcionando ou não.
A empresa consegue, por exemplo, calcular o retorno sobre investimento (ROI) e o custo de aquisição de cada cliente na estratégia. Caso eles não estejam satisfatórios, pode ser que as ações não estejam funcionando.
Nesse caso, a estratégia pode ser modificada para garantir melhores resultados para a empresa. Como os dados são fornecidos em tempo real, a análise e a mudança podem ser feitas rapidamente, o que é ótimo para evitar prejuízos, além de melhorar o desempenho da campanha.
Conseguir fidelizar os consumidores
O marketing digital consegue fidelizar os consumidores por duas razões principais. A primeira delas, como foi dito, é que a marca passa a ser vista como referência pelos clientes quando coloca em prática o marketing de conteúdo.
A segunda razão pela qual o marketing digital pode fidelizar consumidores é que a internet aproxima a marca dos clientes. Com a internet, o negócio consegue, por exemplo, interagir com o público pelas redes sociais, por e-mails e por sites.
Assim, ele passa a conhecer melhor o público e vice-versa. Se a empresa oferecer um bom atendimento e uma boa experiência para os usuários, esses com certeza vão querer voltar a fazer negócios com ela. Ou seja, serão fidelizados e as vendas da empresa vão aumentar.
Porém, é importante tomar cuidado aqui e sempre manter um bom relacionamento com os clientes online, porque se as experiências forem ruins, dificilmente eles vão voltar a adquirir produtos ou serviços da empresa.
Com essas possibilidades que o marketing digital oferece, as vendas de um negócio podem aumentar bastante. Mas, é claro que para atingir esse objetivo é preciso ter um planejamento e realizar as ações da forma combinada.
Caso elas não estejam funcionando ou tenham falhas, é necessário modificá-las rapidamente para que tragam bons resultados para o negócio.
Se você quiser saber mais detalhes sobre porque investir em marketing digital e como ele funciona no cotidiano, entre em contato conosco para que possamos lhe ajudar a entender a importância dessa técnica para sua empresa!
Sou uma entusiasta das novas tecnologias e firmemente convicta da democratização que elas trazem para o mundo dos negócios. Ajudo empresas a vender através do digital. Graduada em Sistemas para Internet e Pós-graduada em Marketing digital pela FIAP e MBA em Marketing pela ESPM.