5 dicas para ter melhores resultados nas matrículas escolares

5 dicas para ter melhores resultados nas matrículas escolares
4 minutos para ler
festa junina produtos personalizados 2025

As matrículas escolares são um dos momentos mais importantes do ano para as instituições de ensino. Sendo assim, investir em campanhas para atrair novos alunos e manter aqueles já matriculados é fundamental para se manter competitivo no mercado. Mas quais estratégias adotar para se destacar?

Nem sempre é fácil pensar em ações que podem ser realizadas na instituição de ensino e que rendam bons resultados. Pensando nisso, elaboramos 5 dicas que vão ajudar na campanha de matrículas escolares. Continue a leitura e confira!

1. Crie um cronograma

O cronograma para a campanha de matrículas escolares é fundamental para direcionar a equipe em relação às ações e estratégias a serem desenvolvidas. Para que todos estejam cientes sobre o assunto, marque uma reunião para que as datas sejam decididas entre todos os responsáveis pelo projeto.

A campanha de matrículas escolares precisa ser pensada para o ano inteiro, não apenas no final do segundo semestre letivo. Dessa forma, é possível investir na retenção dos alunos já matriculados e na captação de novos estudantes de maneira gradual e mais significativa, garantindo resultados eficazes.

2. Mostre o potencial da instituição de ensino

Você sabe quais são os pontos em que a sua instituição de ensino se destaca dos concorrentes? É fundamental entender esses aspectos para elaborar sua campanha de matrículas escolares, podendo, assim, manter o padrão de qualidade e melhorar o serviço ofertado. 

Dessa forma, tanto as famílias de alunos já matriculados quanto as de estudantes em potencial podem conhecer essas características positivas e ter ainda mais motivos para escolher a sua escola.

3. Prepare os responsáveis

Os secretários, diretores, coordenadores e funcionários do setor financeiro precisam estar preparados e envolvidos na campanha de matriculas escolares. Isso porque são áreas que entendem muito bem sobre gestão e finanças, mas que podem precisar de um conhecimento sobre processos de vendas.

agenda-escolar

Portanto, garanta que o planejamento seja realizado com antecedência e que seu time esteja por dentro de toda a campanha. Com isso, os profissionais responsáveis pelas vendas saberão todo o processo para fechar uma nova matricula de forma alinhada aos objetivos.

4. Reduza a burocracia dos processos

Evite processos excessivamente longos e burocráticos para realizar as matrículas escolares na sua instituição. Essa facilitação pode ajudar a manter os estudantes e atrair rapidamente novos alunos. 

Você pode contar com meios eletrônicos para envio de documentos ou assinatura digital de contratos, por exemplo, visando à otimização da vida dos responsáveis pelos estudantes, que certamente levarão essa desburocratização como um ponto positivo sobre a sua escola.

5. Invista em uma boa divulgação

A divulgação do período de matrículas escolares pelos meios digitais pode não ser suficiente para efetivar sua campanha. Por esse motivo, é fundamental investir em material impresso para a divulgação offline da sua instituição de ensino, como flyers, panfletos, banners, painéis, agendas e planners com a identidade visual da escola.

Esses materiais podem ser distribuídos na entrada da escola, oferecidos como brinde ou entregues em ambientes estratégicos, como no bairro ou centro da cidade onde a instituição está localizada.

Como você viu, a campanha de matrículas escolares deve ser realizada durante todo o ano letivo e o investimento em marketing é muito importante nesse processo. Lembre-se de deixar a marca da instituição de ensino em evidência para os seus alunos já matriculados e para os estudantes em potencial.

Quer acompanhar mais dicas para a sua instituição de ensino? Então curta nossa página no Facebook!

BRINDES PERSONALIZADOS
Você também pode gostar

1 comentário em “5 dicas para ter melhores resultados nas matrículas escolares

Deixe um comentário

-