Matrícula escolar: veja 4 dicas para aumentar as inscrições

Matrícula Escolar
4 minutos para ler

A boa gestão da matrícula escolar é fundamental para garantir a saúde financeira de uma escola. Captar novos alunos e manter os que já estão estudando é um desafio para qualquer instituição de ensino, não é mesmo?

No segundo semestre começa um período desafiador para as escolas particulares e as campanhas de matrícula entram em ação. É uma corrida contra a concorrência para destacar a escola entre tantas outras.

Neste artigo, separamos 4 dicas valiosas que vão ajudar a aumentar as inscrições. Veja maneiras de melhorar a sua campanha e ter sucesso na matrícula escolar! Boa leitura!

1. Faça uma análise de SWOT

A análise de SWOT é uma ferramenta utilizada para avaliar organizações privadas e pode auxiliar também na gestão de escolas. Com essa metodologia, a escola pode avaliar com precisão pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças.

A ferramenta fortalece a gestão e auxilia na tomada de decisões. Ao oferecer conhecimento do cenário como um todo, fica mais fácil compreender a posição em relação aos concorrentes e ampliar a visibilidade da escola para atrair novos alunos.

A análise pode ser feita pelo gestor da escola ou um profissional de marketing que atue na instituição. No entanto, para que seja completa, o ideal é ter a participação de toda a equipe.

2. Destaque os diferenciais da escola

Por que as famílias devem matricular seus filhos em sua escola? É essa pergunta que você deve ter em mente e saber a resposta. Para que, entre tantas, a escola na qual você é gestor se destaque, é preciso que tenha diferenciais.

Além de analisar o preço das mensalidades, os pais querem saber como a escola beneficia a educação dos estudantes. Qual é o ponto forte da escola? Aposte no que a escola tem de diferente para conquistar novos alunos. Mapeie os diferenciais e foque nisso para divulgação.

Além disso, esteja sempre atento às expectativas dos pais e necessidades de mudanças. Afinal, o intuito não é somente atrair novos alunos, mas também manter os que já estão estudando na escola.

Powered by Rock Convert

Matrícula Escolar

3. Aposte em campanhas de marketing

O investimento na comunicação e marketing é essencial. Isso deve ser priorizado durante todo o ano letivo. Com ferramentas digitais disponíveis, muitas famílias buscam por informações na internet. Essas mídias ajudam os pais a formularem suas primeiras impressões a respeito da escola.

Esses canais devem ser trabalhados com sabedoria, por isso, procure entender a respeito de marketing de conteúdo. Divulgue informações pertinentes ao universo escolar e promova o nome da instituição.

Além de manter presença no ambiente virtual, leve a marca da escola para eventos que se relacionam com a comunidade escolar. Esteja presente em feiras de literatura, olimpíadas de conhecimento ou qualquer outro evento que possa reunir o público-alvo da escola.

Nesses locais, leve sempre banner e folhetos divulgando a escola e chamando para a matrícula. Pense também em oferecer algum tipo de brinde personalizado para os interessados.

4. Acredite na propaganda boca a boca

Quem melhor para falar bem da sua escola do que os pais e alunos? São eles que podem atestar a qualidade do ensino e reforçar os diferenciais da instituição. É importante que as famílias estejam engajadas com o ambiente escolar e satisfeitos com a maneira como a gestão atua.

Faça com que as famílias estejam sempre por dentro de tudo o que acontece no ambiente escolar. Utilize agendas personalizadas para enviar comunicados e informativos, escute suas reclamações e busque soluções. Enfim, crie uma relação de proximidade.

Você pode pensar em descontos por indicação para as famílias. É uma maneira eficiente de incentivar as recomendações. Além de manterem seus filhos matriculados na escola, certamente serão propagadores dos benefícios que a sua escola proporciona.

Uma ótima opção para ampliar a visibilidade é colocar uma faixa na fachada da escola. Isso estimula tanto os pais já matriculados, quanto quem mora na região. Outra estratégia que pode ser adotada é oferecer para as famílias um kit de matrículas para as pessoas que visitam a escola.

Seguindo essas dicas, o período de matrícula escolar vai fluir com mais tranquilidade. Quer aprender mais sobre o universo escolar? Siga a Rich Laser pelo Facebook, LinkedIn , Instagram e Pinterest.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

2 comentários em “Matrícula escolar: veja 4 dicas para aumentar as inscrições

    1. Ficamos muito feliz que tenha gostado, acompanhe o nosso blog que temos muitas novidades e conteúdos relevantes para o seu segmento. Forte Abraço!

Deixe uma resposta

-