Como estimular os alunos a fazerem lição de casa? Saiba aqui!

lição de casa
4 minutos para ler

Não importa a idade. Seja criança ou adolescente, as tarefas extraclasse são uma maneira de fixar o conhecimento aprendido dentro de sala de aula. Por isso, a lição de casa é um compromisso que o estudante deve levar a sério.

Ao estudar em casa, o aluno faz descobertas e desenvolve a autonomia. É com as atividades feitas fora da escola que é possível identificar as dificuldades dos estudantes e permitir que as famílias se envolvam com a vida escolar dos filhos.

Mesmo com tantos benefícios, nem sempre os estudantes se motivam a estudar fora da sala de aula. Por isso, este artigo vai trazer algumas dicas de ouro para você motivar a sua turma a fazer a lição de casa. Confira!

Atividades instigantes

Lições de casa que são sempre iguais se tornam tediosas e desestimulantes. As crianças e adolescentes precisam se sentir instigados a realizar as atividades. Para isso, use a sua criatividade e pense que seus alunos têm muita capacidade.

Proponha tarefas que permitam que os estudantes se empenhem com prazer e que os leve à reflexão de uma maneira que não seja cansativa. Envolva leitura, pesquisa, maquetes, palavras-cruzadas e investigação.

Família envolvida

Sempre que possível, envie uma lição de casa que seja feita com a família. Em uma aula de ciências, por exemplo, sugira que cultivem uma planta e anotem o desenvolvimento. Na matemática pode ser feita uma receita com os pais para trabalhar medidas fracionadas, por exemplo.

Pais, mães e até mesmo avós e tios vão adorar ajudar a criança na pesquisa sobre a árvore genealógica da família. Já pensou na diversão? Certamente, as tarefas terão mais significado e vão ficar na memória dos seus alunos, aumentando o engajamento dos familiares.

Powered by Rock Convert

Atividades em grupo

É muito interessante que as crianças criem vínculos entre si. Na escola, surgem amizades que podem durar a vida toda. Por isso, aproveite esse vínculo e estimule para que realizem atividades juntos, fora do ambiente escolar.

Eles podem se reunir na casa de um deles, em uma biblioteca ou algum local que tenha relação com o projeto. Porém, esse tipo de atividade deve ser avisado aos pais em informativos na agenda.

Feedback para a classe

As crianças se esforçam para realizar o seu melhor e, se não tiverem um feedback, podem ficar desmotivadas. Para incentivar que façam a lição com prazer, mostre a eles o quanto valoriza o trabalho e esforço.

Para crianças menores, adesivos de incentivo podem ser colados nos cadernos. Outra ideia são os carimbos com mensagens ou mesmo um desenho simples feito pela professora. As crianças vão aguardar diariamente para verem de que forma a lição de casa foi avaliada.

Agendas escolares

Os alunos têm um carinho especial pelas agendas e elas são muito úteis nesse processo. Incentive o uso. Sempre peça que anotem sobre as tarefas. A agenda escolar é um importante instrumento para que o estudante assuma o protagonismo escolar.

É por meio da agenda que ele vai se organizar para saber o que deve desenvolver durante as atividades extraclasse. Na agenda, a família também tem condições de verificar o que é pedido para auxiliar no que for necessário.

Já usa alguma dessas dicas para estimular a lição de casa? Tem alguma outra prática que usa com os seus alunos? Conte aqui nos comentários. Queremos saber como é sua rotina escolar!

Agendas Escolares Personalizadas
Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-