A inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual e sua importância!

inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual
4 minutos para ler
festa junina produtos personalizados 2025

Muitos gestores têm dúvidas a respeito da inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual. Todas as crianças têm direito à educação regular, e o Plano Nacional de Educação (PNE) determina que essa inclusão ocorra em qualquer âmbito de ensino.

Quando falamos de crianças, o processo inclusivo precisa ser muito bem pensado. Isso porque o aluno precisa sentir-se acolhido, e toda a equipe tem que estar preparada para atender às suas necessidades especiais e demandas.

Para que você entenda como fazer a inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual, criamos este artigo. Você vai entender que o acesso a recursos diferenciados requer adaptação não só de recursos, mas, principalmente, das pessoas. Confira, a seguir, o que deve fazer na sua escola!

Cumprimento da legislação

O aluno com deficiência precisa de atendimento especializado, sendo, muitas vezes, preciso um auxiliar para que o professor atenda a essas necessidades. O responsável por fazer o aluno ter acesso ao mesmo conteúdo que os demais alunos será essa pessoa.

O profissional que fará o acompanhamento com o aluno portador de deficiência deve participar de reuniões com os professores e a coordenação pedagógica para que represente as necessidades do aluno. É ele quem fará a ponte necessária para que o processo inclusivo seja eficiente.

Adaptação dos recursos

A gestão da instituição tem que oferecer recursos adequados para que a criança com deficiência intelectual seja recebida e adaptada no ambiente escolar. Pode ser necessário, inclusive, alterar o plano político-pedagógico (PPP) da escola para contemplar a diversidade.

Há necessidade de adquirir material pedagógico específico, além de outros itens, como projeção audiovisual ou outro recurso importante para aplicação da atividade. O estudante com necessidades especiais precisa ter as mesmas oportunidades dos demais alunos.

Formação adequada

A escola deve oferecer formação continuada para seus educadores, o que beneficia toda a equipe. Os profissionais que fazem parte da inclusão do aluno com necessidades especiais precisam, também, passar por esse tipo de formação, fortalecendo as bases pedagógicas para sustentar a atuação.

agenda-escolar

Essa participação é fundamental, inclusive, no sentido de esse profissional enriquecer a equipe com informações relevantes sobre a inclusão. Além das formações próprias da escola, ainda é possível recorrer a outras capacitações oferecidas pela Secretaria de Educação. Além disso, há eventos muito enriquecedores para o fortalecimento dos educadores.

Mesmo com toda a estrutura que a escola ofereça, pode ser necessário, em alguns casos, aulas de reforço escolar. Quando for assim, os pais devem ser chamados para uma reunião, para que entendam a importância desse apoio fora da escola.

Inclusão verdadeira

Não adianta capacitar apenas os profissionais que são responsáveis pelo aluno com necessidades especiais. Toda a equipe deve estar preparada, assim como os alunos, também. Afinal, a criança precisa ser, de fato, incluída nas atividades e sentir-se parte integrante de sua turma.

Os professores precisam estar atentos para evitar discriminação e, ao menor sinal de bullying, devem informar à coordenação. Mais do que tomar medidas para resolver o problema, é necessário agir para que nem existam.

As crianças devem sentir-se parte do processo de inclusão e ser direcionadas em ações e atividades que mostrem a elas o quanto é importante entenderem que todos são diferentes. Os pais, sempre que possível, também devem ser envolvidos para que engajem a causa.

Todas as crianças são capazes de conviver com diferenças e merecem um processo de desenvolvimento, independentemente de suas limitações. É importante que a escola valorize a diversidade e incentive seus estudantes para que cada um dê seu melhor.

A verdadeira inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual acontece quando a gestão entende que não é necessário nivelar todos seus estudantes, mas estimular para que todos consigam oferecer o seu melhor.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário contando como sua escola recebe alunos que apresentam algum grau de dificuldade no aprendizado.

BRINDES PERSONALIZADOS
Você também pode gostar
-