Formatura de escola infantil: saiba como planejar em 5 passos

formatura de escola infantil
4 minutos para ler

Por ser uma importante celebração que marca a entrada para o Ensino Fundamental, a formatura de escola infantil envolve pais, estudantes e educadores. O evento marca o fechamento de um ciclo e é muito esperado por todos.

Realizar um evento de formatura é relevante para os pequenos, pois eles estão se despedindo do Ensino Infantil e se preparando para uma nova fase escolar. A celebração vai ficar na lembrança das crianças e dos familiares.

Neste artigo, você vai ver como fazer uma formatura de escola infantil perfeita. Entenda como planejá-la para que seja um dia inesquecível. A seguir, confira como fazer tudo!

1. Faça o planejamento com antecedência

O ideal é que o planejamento comece a ser realizado ainda no primeiro semestre. Isso porque são muitos detalhes e fornecedores para definir. A formatura é no final do ano e tem que ser bem-feita para não comprometer outras festividades da época.

A escola deve organizar uma reunião com os responsáveis para iniciar a definição dos detalhes. A antecedência é importante também porque envolve gastos, e é necessário fazer a previsão no orçamento familiar. É interessante formar uma comissão formada pelas famílias para que os próximos passos sejam determinados em parceria com a escola, aumentando assim o envolvimento e o engajamento da comunidade escolar.

Os responsáveis que não estiverem na comissão devem ser informados sobre os passos e as decisões. Essa comunicação pode ser feita na agenda escolar para ciência de todos.

2. Defina o número de participantes

Por motivos diversos, nem todos os alunos participam da celebração da formatura infantil. Dessa maneira, é necessário fazer um levantamento. Isso vai impactar em todas as outras escolhas.

Powered by Rock Convert

Além dos alunos participantes, a comissão de formatura e a escola precisam definir a quantos convites cada estudante vai ter direito. É preciso que seja feita uma distribuição justa e dentro da realidade do orçamento para o evento.

3. Escolha um bom local

A solenidade de formatura precisa de um espaço para que seja realizada. Se não houver um auditório com capacidade adequada em suas instalações, a escola vai precisar alugar um. Normalmente, os melhores espaços são em teatros, já que os alunos fazem apresentações e recebem seus diplomas.

Alguns formatos contemplam uma festa em buffet infantil, que pode ser no mesmo dia da solenidade. Isso vai depender muito da vontade e das condições financeiras das famílias e deve ser conversado entre todos.

4. Realize a seleção de fornecedores

Com locais e números de participantes estabelecidos, já é possível iniciar o levantamento de orçamentos para contratação dos fornecedores. É preciso definir a decoração, os equipamentos de som, a iluminação, entre outros aspectos.

Essa etapa é de grande relevância, pois um deslize na escolha pode comprometer todo o resultado. Por isso, busque por fornecedores reconhecidos no mercado e que tenham comprometimento com a qualidade de seus serviços.

5. Opte por detalhes marcantes

Também é hora de pensar em fotos dos alunos, convites, confecção de diplomas etc. Tudo precisa ser personalizado e feito com qualidade, pois certamente será guardado por toda a vida. O formando ganha um convite especial, no qual terá fotos de sua turma e um pouco de sua história no ciclo que se encerra.

Como a formatura de escola infantil é uma data muito importante, você também pode pensar em brindes personalizados para que os alunos e seus familiares guardem como recordação. Com tanto carinho no planejamento e na organização, o evento vai ser lembrado por muitos e muitos anos.

Gostou de saber como organizar uma formatura de escola infantil? Aproveite para curtir nossa página no Facebook e acompanhe outros artigos interessantes para aprimorar sua gestão escolar.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-