Como montar uma estratégia de marketing digital para pequenas empresas?
O marketing digital está na boca do povo, mas é raro encontrar especialistas no assunto. De fato, existem muitos simpatizantes, mas são poucas as pessoas que estudam fervorosamente sobre o tema.
Para criar uma boa estratégia de marketing digital, não basta ficar apenas na superfície: você precisa mergulhar de cabeça nesse mundo. Dessa forma, é importante dominar conceitos, técnicas e métricas primordiais. Após isso, você terá muita confiança no que está fazendo.
No entanto, até mesmo pessoas no nível intermediário/avançado têm algumas dúvidas. Não é possível saber tudo, ainda mais quando falamos em marketing digital. Se procura desenvolver uma estratégia digital para pequenas empresas, você veio ao artigo certo.
O que uma boa estratégia de marketing digital pode oferecer?
Uma estratégia de marketing digital é um divisor de águas para a empresa. Quando aplicada de forma certa, impulsiona muito as vendas. Porém, se feita da forma errada, só vai gerar gastos para o negócio.
A depender da estratégia abordada pelo seu negócio, um dos benefícios é o branding — divulgação e ganho de autoridade da marca. Isso acontece de forma natural quando criamos conteúdo de um determinado assunto.
Além disso, temos uma bela expansão na carteira de clientes. O motivo disso é que não existem barreiras no mundo digital. Da mesma forma, fazer um bom trabalho de marketing digital vai expor bastante sua empresa para o mundo. Chamar atenção dessa forma costuma atrair novos clientes.
Outro ponto que deve ser levado em consideração é a precisão de suas ações. Ao contrário dos meios tradicionais, as estratégias de marketing digital não são desenvolvidas para alcançar o maior número de pessoas possível, mas sim os usuários certos, nos lugares certos.
De que adianta um site com 1 milhões de visualizações por mês, mas que realiza apenas 10 vendas no mesmo período? Na visão do marketing digital, é mais inteligente ter um tráfego mensal de 100 com 10 vendas — O objetivo último é algo como 10 visitantes para 10 vendas, dando 100% de conversão.
Por fim, o marketing digital oferece uma vantagem que os meios convencionais não oferecem: ele permite disputar mercado com empresas enormes!
Imagina só sua nova loja de chocolate disputando mercado com a Nestlé. Você certamente não vai ganhar, mas também não será ofuscado por ela.
Quais são as principais métricas no marketing digital?
Quando uma empresa deixa um panfleto na caixa de correios de uma pessoa, não dá para saber se ele foi aberto ou não. Porém, quando um e-mail é enviado, é possível saber de todos os detalhes do comportamento do usuário. Esse é um dos pontos-forte do marketing digital.
No entanto, para facilitar na interpretação dos números, deve-se entender alguns conceitos básicos, os quais estão listados abaixo:
- Retorno sobre Investimento (ROI). O retorno sobre investimento é uma métrica bastante importante para saber o impacto da estratégia de marketing digital na empresa. Em resumo, ele consiste em mensurar se o investimento está correto ou não apenas pelo faturamento. Exemplo: foram gastos R$ 1.000 em uma campanha de marketing, a qual faturou R$ 5.000. O ROI ficou (5.000-1.000)/1000 = 4 ou 400%. Assim sabemos que a estratégia está adequada.
- Custo de Aquisição de Cliente (CAC). O CAC busca quantificar o valor de adquirir um novo cliente. Para calculá-lo, basta somar todo o investimento em marketing e dividir pela quantidade de clientes adquiridos. Exemplo: em um mês, foram gastos R$ 1.000 e 5 novos clientes foram adquiridos. O CAC, nesse caso, é de 1.000/5 = 200; ou seja, são necessários R$ 200 para adquirir um novo cliente.
- Custo por Clique (CPC). Em geral, o custo por clique é utilizado para controlar a campanha de marketing. O valor pode ser ajustado antes da estratégia ir ao ar. O CPC depende da palavra-chave. Dessa forma, quanto mais concorrida, mais caro o CPC.
- Taxa de conversão. A taxa de conversão conta a quantidade de vendas realizadas a partir do primeiro encontro entre o usuário e a campanha de marketing. Dessa forma, ela é uma métrica muito valorizada pelas empresas e muitas vezes possui uma meta clara.
Quais são os passos para montar uma estratégia de marketing digital para pequenas empresas?
Os passos para elaborar uma estratégia de marketing digital são os mesmos seja para pequenas ou grandes empresas. Porém, a única diferença está na abordagem que cada uma vai empregar. Veja os passos essenciais:
- Criar uma persona. Uma persona nada mais é do que o “cliente ideal” de seu negócio. Dessa forma, procure coletar o máximo de informações possíveis de seus clientes, assim como semelhanças entre eles. Você verá que apenas algumas características definem muito bem seu público-alvo. Com essas informações em mãos, faça uma ficha de seu cliente ideal, contendo nome, sexo, idade e até mesmo hobbies.
- Estabeleça meios de contato. Agora que você sabe quem é seu público-alvo, é importante descobrir como alcançá-lo na internet. O que sua persona gosta de fazer? Quais sites frequenta? Ela pratica algum esporte ou tem paixão por alguma atividade física? Faça o máximo de perguntas que conseguir. Todas elas são importantes para sua estratégia de marketing digital.
- Aborde seu público-alvo adequadamente. Se sua empresa vende suplementos, por exemplo, pode ser interessante criar conteúdo sobre ganho de massa, melhores exercícios para ficar em forma e assim por diante. Além disso, usar as redes sociais — principalmente o Instagram — pode ser interessante, dado que sua persona deve ter entre 20 e 35 anos.
- Trabalhe as dores de sua persona. Sua persona não consegue emagrecer? Ou pior: ela não consegue engordar? Será que ela quer apenas diminuir a cintura ou quer diminuir os glúteos? Seu público-alvo certamente tem dores importantes para serem usadas em sua estratégia de marketing digital.
- Tenha uma estratégia de disparos de e-mails. Para garantir a venda, elabore uma estratégia de disparos de e-mails. Nunca perca o foco das dores da persona. Elas são a chave para a venda.
Você só deve usar o marketing digital?
É claro que não. Uma estratégia de marketing digital serve como complemento às estratégias de marketing convencionais. Dessa forma, procure alinhar todas as ações de sua empresa para um objetivo comum. Essa é a chave para o sucesso.
Não fique intimidado ao ver competidores gigantes em seu nicho de atuação. Certamente existem subnichos inexplorados por eles, os quais podem faturar alto. Nunca lute diretamente contra uma empresa maior, mas sim procure por brechas.
De pouquinho em pouquinho você domina o mercado!
Sou uma entusiasta das novas tecnologias e firmemente convicta da democratização que elas trazem para o mundo dos negócios. Ajudo empresas a vender através do digital. Graduada em Sistemas para Internet e Pós-graduada em Marketing digital pela FIAP e MBA em Marketing pela ESPM.
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