Como escolher a paleta de cores da sua escola? Descubra!
O marketing, dentre outros assuntos, estuda cada detalhe implícito de uma marca ou um produto, de modo a identificar o impacto que isso causa no consumidor. A escolha certa das cores da sua escola pode influenciar diretamente em uma identidade forte e coerente com o seu projeto de marca. Mas como escolher a paleta de cores correta?
Você sabia que cada cor gera uma sensação diferente nas pessoas? A psicologia das cores estuda o que exatamente são essas respostas do cérebro humano em relação aos tons. Segundo estudos, 84,7% dos consumidores acreditam que as cores são mais importantes em um produto.
Por isso, a escolha dos tons pode trazer uma identidade visual muito atraente para a sua escola. Neste post, listamos algumas dicas para não errar nessa decisão. Confira!
Pense no seu público
Estudar o público-alvo é essencial para iniciar o processo de escolha das cores do seu logotipo. Para identificá-lo, é preciso fazer algumas perguntas, como:
- quem são as pessoas que consomem o seu produto;
- quem são as pessoas que você quer atrair para a sua marca?
Conheça esses clientes ideais e crie um perfil para identificar a personalidade e as características deles.
Pesquise o significado das cores
Agora é o momento de você entender o significado das cores e as emoções trazidas por cada uma. Lembre-se de que não há uma regra clara sobre a associação dos tons aos sentimentos. Uma mesma cor pode trazer emoções completamente opostas em contextos diferentes. Considerando isso, veja, a seguir, alguns significados e associação de emoções às cores:
- vermelho — pode significar fome ou paixão, também usado de alerta para sinalização de urgência, por se destacar em ambientes;
- amarelo — também pode significar fome, traz um sentimento de otimismo e concentração, e também sinaliza alerta e cuidado em determinadas situações;
- azul — significa higiene, criatividade e conquista e, diferentemente das outras duas cores, reduz o apetite.
Faça combinações harmônicas
A combinação harmônica das cores, a famosa paleta de cores, trata-se de uma estratégia de composição de tons próximos ou complementares. Existem diversos programas que ajudam você a escolher a paleta mais apropriada para seus projetos, dentre os quais citamos: Adobe Kuler, ColourCode e Colour Lovers.
Escolha a cor primária e secundária
É importante não pensar nas cores de forma aleatória. Foque no significado e no impacto que podem trazer aos consumidores. Escolha uma cor primária, aquela que se destaca no seu projeto, que combine com o perfil do seu público e com seu serviço. Por exemplo, o marrom é uma cor que pode causar uma sensação de incômodo, sujeira e asfixia. Por isso, você não vai querer que seus alunos se sintam assim no ambiente escolar.
Busque inspirações
Uma ótima forma de buscar inspirações é pesquisando a teoria das cores de marcas famosas. O Mcdonald’s, por exemplo, usa cores vibrantes, como o vermelho e amarelo, para chamar a atenção e trazer a sensação de fome. Exemplo como esse é importante para pensar nas cores da sua escola como um profissional do marketing.
Embora pareça um pouco complexo, não é necessário ser um especialista nessa área para escolher a paleta de cores ideal para a sua escola. Um bom conhecimento sobre sua marca, seus objetivos e seu público, com uma pitada de conhecimento sobre o significado das cores, ajudará você nessa decisão tão importante.
Gostou deste post? Continue no blog e saiba, agora, por que investir em artes para mídias sociais em escolas.
Uma equipe dedicada desde 1996 a ajudar os mais diversos negócios com boas impressões.
Somo fabricantes de agendas, cadernos e brindes personalizados.
Além de poder com os mais diversos tipos de impressos, criados e produzidos cuidadosamente por nós.