Quais as melhores ações de dia dos pais para fazer na escola?

Dia dos pais
3 minutos para ler

Elaborar ações de dia dos pais na escola é uma excelente oportunidade para ensinar a valorização da figura paterna, além de ser importante para trabalhar as diversas configurações familiares. As atividades também visam incentivar o engajamento dos alunos e ajudam a desenvolver habilidades.

Como há crianças que não convivem com os pais, é importante que a escola as incentivem a convidar outra pessoa que seja um referencial paterno, como o tio, avô, padrinho ou padrasto. Essa representação é fundamental para o desenvolvimento e a formação emocional e social dos pequenos.

Continue a leitura e confira as melhores ações de dia dos pais para realizar na escola!

Dinâmicas em equipe

Dinâmicas e atividades em equipe são ótimas formas de trazer os pais para as escolas e permitir que eles passem um tempo com seus filhos. O ideal é propor uma brincadeira em que eles tenham de resolver um problema juntos.

A escola pode criar eventos e propor jogos como caça ao tesouro, de forma a estimular o trabalho em equipe e a criatividade dos participantes. Se for difícil realizar a dinâmica em um dia, os professores podem fazer adaptações para que a atividade possa ser feita em casa. Depois, peça para as crianças escreverem uma história sobre como foi a aventura.

Poemas e quadrinhos

Poemas e quadrinhos são ótimas atividades de escrita e alfabetização, além de serem um excelente recurso para celebrar o dia dos pais. Por isso, nada melhor do que aproveitar para ensinar e promover uma ação de comemoração.

Para os mais novos, uma forma fácil e divertida de expressar o amor é criando um poema usando o nome do genitor ou a própria palavra pai. Os alunos mais avançados podem ser incentivados a pensar em palavras que descrevam seu pai ou sua família.

Powered by Rock Convert

No caso dos maiores, os educadores podem pedir para que eles criem uma história em quadrinhos contando algum fato que aconteceu com eles. Pode ser uma viagem de férias, um passeio ou uma brincadeira que tenha marcado os alunos de alguma maneira.

Isso também pode ser feito em conjunto com os pais. Nesse caso, a atividade deve ser realizada em casa, de forma a incentivar que a família participe da vida escolar dos filhos.

Presentes

Presentes personalizados sempre são uma ótima opção. Eles podem ser feitos pelas crianças — o que ajuda no desenvolvimento das habilidades manuais — ou encomendados em lojas especializadas.

Existem muitas opções criativas para agradar aos pais, como canecas, camisetas, chinelos, mouse pads, cartões-postais e agendas. Todos podem ser personalizados com a foto da criança sozinha, com o pai ou com uma mensagem.

Dia dos pais

Aproveite, também, para sugerir que os pequenos escrevam uma carta contando por que o dia é especial e o que a figura paterna representa para elas. Se eles ainda não souberem escrever, substitua o texto por um desenho.

As ações de dia dos pais promovem a integração entre pais, escola e alunos. É importante aproveitar esse momento para formar uma equipe que trabalhe com base no compartilhamento e na colaboração. Assim, família e escola desenvolvem uma parceria com foco no melhor rendimento dos estudantes.

Gostou das dicas? Então, assine nossa newsletter para receber outras informações diretamente em seu e-mail!

Agendas PersonalizadasPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-