Dia da Consciência Negra nas escolas: confira 3 dicas de atividades

consiencia negra
4 minutos para ler
festa junina produtos personalizados 2025

O Dia da Consciência Negra nas escolas é uma data emblemática que expressa a resistência e luta das pessoas pretas. Comemorado todos os anos no mês de novembro, o Dia da Consciência Negra, as homenagens são direcionadas a Zumbi dos Palmares.

Contudo, nas instituições de ensino, as discussões sobre a igualdade social devem ser estimuladas durante todo o ano letivo, incluindo familiares e comunidade por meio de atividades que resgatem o protagonismo e autoestima dos jovens.

Para ajudar a sua escola ser mais inclusiva, separei essas 3 dicas valiosas de atividades para o Dia da Consciência Negra nas escolas. Pegue seu caderno e continue a leitura!

O que é o Dia da Consciência Negra?

Primeiramente, é preciso entender o significado do Dia da Consciência Negra. Para isso, é preciso conhecer a história e essência que esse dia simboliza.

Bora iniciar uma viagem no tempo? Em 1971, no estado do Rio Grande do Sul, o Quilombo dos Palmares elegeu o dia 20 de novembro para homenagear Zumbi dos Palmares, o lendário herói afro-brasileiro. Contudo, apenas em 2003 a data foi oficializada no calendário escolar nacional.

O Dia da Consciência Negra nas escolas vai muito além das memórias e resistência do povo negro no período de escravidão. Atualmente, o objetivo da data é discutir e refletir sobre as injustiças raciais que acompanhamos todos os dias no Brasil. Portanto, o Dia da Consciência Negra é uma oportunidade de celebrar a cultura afro-brasileira, despertar a consciência nos alunos e dar espaço a debates sobre a importância da igualdade racial.

Qual a importância do Dia da Consciência Negra nas escolas?

Percebeu a importância social e histórica que o Dia da Consciência Negra nas escolas tem? Quando pensamos no ambiente escolar, inserir essa data nas atividades pedagógicas é fundamental. Isso porque, as pessoas começam a formar suas percepções sobre identidade, raça e mundo nesse período.

Lembrando que é na educação infantil que as pessoas começam a compreender as diferenças entre as pessoas, isso inclui a cor da pele. Além disso, é na escola que as ideias sobre o significado das diferenças são desenvolvidas. Sendo assim, é primordial incentivar debates sobre raça e identidade.

agenda-escolar

Afinal, esse é o período em que as pessoas aprendem sobre as diferenças e a importância do respeito e igualdade entre todos. Com isso, atividades inclusivas são cruciais para a formação de pessoas mais conscientes.

Quais as atividades para o Dia da Consciência Negra nas escolas?

Agora que ficou claro a importância do Dia da Consciência Negra nas escolas, confira essas 3 dicas de atividades para serem aplicadas nas instituições de ensino.

1. Atividades artísticas

A arte afro-brasileira é muito rica e cheia de história e detalhes. Dessa forma, proponha a confecção de máscaras africanas, estimule o conhecimento de danças e ritmos musicais africanos e envolva os alunos na criação de uma peça teatral que tenha como foco a consciência e respeito racial.

2. Gastronomia

As cores e sabores presentes na gastronomia são uma deliciosa iniciativa de falar sobre a cultura negra. Sendo assim, traga para sala de aula pratos típicos e conte a história de cada um. Algumas iguarias que fazem sucesso são a feijoada e o cuscuz, por exemplo.

3. Contação de história

O conhecimento é passado de geração a geração por meio das histórias. Por esse motivo, apresente livros com personagens e enredos afro-brasileiros. A contação de história tem um efeito lúdico nas crianças, com isso, é possível despertar mais a empatia e respeito.

Portanto, o Dia da Consciência Negra nas escolas é uma maneira de reconhecimento e incentivo para as pessoas pretas a reparar as consequências da escravidão, presentes até hoje. Além disso, é uma forma de despertar a consciência de todas as pessoas sobre o respeito e igualdade entre todos.

Por fim, o Dia da Consciência Negra nas escolas deve ser estimulado todos os dias, por isso invista em uma equipe e instituição mais inclusiva e diga não ao racismo e preconceito em todas as formas.

Esse artigo faz sentido para você? Então, aproveite e siga a Rich Laser no Facebook, Instagram e LinkedIn.

BRINDES PERSONALIZADOS
Você também pode gostar

Deixe um comentário

-