Veja 4 estratégias eficientes para evitar a evasão escolar

como evitar a evasão escolar
4 minutos para ler

Para diretores e professores de instituições privadas, entender como evitar a evasão escolar é uma atitude que reforça o compromisso de fazer da escola um local saudável, tanto financeira quanto socialmente.

A evasão escolar é um problema fruto de inúmeros fatores, às vezes, até bem particulares: dificuldades financeiras dos responsáveis, troca de instituição, aulas descontextualizadas, falta de interesse do aluno, entre outros.

O fato é que a evasão gera um desequilíbrio profundo não só para os alunos — que precisam lidar com a falta de uma continuidade nos estudos, problemas de socialização e estresse —, mas também para as instituições. As escolas perdem credibilidade e correm o risco de enfrentar problemas financeiros por causa do alto número de desistentes.

Diante de um cenário como esse, cabe aos gestores aplicar estratégias práticas para manter o controle da situação e evitar a evasão escolar. Tem interesse nesse assunto? Então, acompanhe este texto até o fim!

1. Identifique as causas da evasão escolar

A maneira inicial de entender um problema é mapear suas causas. É dessa maneira que se torna possível propor soluções certeiras para diminuir a evasão escolar e até evitá-la. Os casos de absenteísmos dificilmente podem ser generalizados, porque cada aluno passa por um problema que precisa ser compreendido.

Portanto, cabe ao gestor escolar o papel de localizar os motivos, principalmente quando a questão é alarmante. Problemas na infraestrutura? Aulas descontextualizadas? Conflitos com algum professor? É importante ouvir a opinião de alunos, funcionários e equipe pedagógica, a fim de gerar relatórios precisos e começar a definir as possíveis soluções.

2. Integre a família à rotina da escola

É necessário sempre manter um canal de diálogo aberto com a família dos alunos. É função da escola reforçar o papel dos responsáveis no desenvolvimento intelectual dos pequenos e demonstrar o efeito positivo dessa interação.

Powered by Rock Convert

Isso significa que a integração dos responsáveis não deve ser feita apenas quando algum tipo de problema acontece. Uma política de aproximação pode evitar casos de evasão. Ligar para questionar a família sobre a ausência do aluno na aula, por exemplo, demonstra esse comprometimento.

3. Use tecnologias para inovar em sala de aula

O desinteresse do aluno nas atividades desenvolvidas pela escola é um dos motivos da evasão escolar. Esse problema pode estar ligado à falta de uma dinâmica moderna e atrativa em sala de aula, principalmente quando nos damos conta de que os alunos de hoje usam muito celular e são verdadeiros nativos digitais.

Nesse sentido, vale a pena usar ferramentas online acessíveis aos estudantes para disponibilizar conteúdos, explorar assuntos do currículo e tornar o aprendizado mais cativante. Dessa forma, reforça-se também a interação e a participação dos alunos.

4. Invista na capacitação dos professores

O uso de ferramentas modernas em sala de aula se relaciona a outra estratégia essencial para evitar a evasão escolar, que é a capacitação da equipe pedagógica.

Professores bem capacitados aumentam a credibilidade da instituição e a qualidade do ambiente escolar. Cursos de atualização, especialização e oficinas são investimentos que trazem retornos diretos para a gestão escolar.

Lembre-se de que responsáveis satisfeitos nem sempre costumam fazer elogios à escola e à direção, mas os insatisfeitos não perdem tempo para fazer uma propaganda negativa. Entendendo como evitar a evasão escolar, é possível ter uma compreensão maior dos casos na sua escola e garantir que qualquer conflito se resolva da maneira mais adequada.

Gostou das dicas? Para acompanhar nossas novidades sobre administração da rotina escolar e maneiras de reforçar a sua marca, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter, no Youtube e no LinkedIn.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-