4 dicas para criar uma campanha de matrícula incrível na escola

campanha de matrícula
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A campanha de matrícula é um dos momentos cruciais para o crescimento e reconhecimento de uma escola. Diretores e coordenadores preocupados com os resultados devem pensar em novas estratégias para aumentar a captação de alunos e fidelizar cada vez mais!

Embora a campanha de matrícula escolar e rematrícula aconteçam, normalmente, no início do ano e antes do segundo semestre, essa é uma ação que deve ser planejada ao longo dos meses. Bons resultados com a campanha são acompanhados de uma queda no número de inadimplência e de cancelamentos, além de um aumento da confiança do público-alvo.

Muitas dúvidas aparecem na hora de construir uma campanha de matrículas eficaz, e isso é normal. Confira a seguir o que não pode ficar de fora dese planejamento!

1. Demonstre o valor do seu negócio

A escola conta com infraestrutura de qualidade? Espaços interativos? Equipamentos em salas de aula? É importante agregar valor ao negócio durante a campanha de matrícula.

Ressalte como a equipe de profissionais e os recursos de suporte influenciam no bem-estar dos alunos e contribuem para um processo de aprendizado satisfatório. Os pais dos novos alunos devem entender bem os motivos para escolher a sua escola entre tantas outras.

2. Invista em marketing digital

O investimento em marketing é o que vai trazer visibilidade para a sua campanha de matrícula e melhorar a credibilidade da escola. Além de investir nos tradicionais materiais físicos, como cartazes e panfletos, as instituições de ensino não podem mais ficar de fora do mundo digital.

Vale a pena utilizar estratégias como vídeos institucionais, presença e gestão adequada das principais redes sociais, além de ser indispensável ter um site profissional e interativo.

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3. Faça um programa de indicações

Embora as diferentes estratégias de marketing sejam fundamentais para a captação de novos alunos, o que faz uma escola ou qualquer outro empreendimento ganhar a preferência do seu público é o boca a boca, ou seja, as indicações feitas pelos pais.

O sucesso de um produto está no seu poder de fazer o cliente virar um agente da campanha. Isso exige, além de fatores ligados à qualidade dos serviços (infraestrutura da escola, capacitação da equipe pedagógica etc.) e comunicação (reunião de pais e mestres, contato via e-mail, telefone etc), um incentivo da própria instituição.

Um programa de indicações para oferecer descontos aos pais de alunos que fizeram recomendações a outros, seja na matrícula ou rematrícula, seja na mensalidade, é uma ótima estratégia para captar novos clientes e estreitar os laços com os pais dos alunos.

4. Fidelize os pais

Uma etapa importante após a captação de novos alunos é a fidelização. A permanência dos pais que já têm seus filhos matriculados é fundamental para a sustentabilidade financeira da instituição.

A fidelização merece maior atenção no período de rematrícula, quando é necessário evitar cancelamentos. Vale lembrar que a confiança dos pais na escola é fruto das ações de satisfação construídas pela escola ao longo do ano. Portanto, os pais devem se sentir integrantes da formação educacional dos seus filhos, e a escola tem papel importante nisso!

Uma campanha de matrícula ineficaz e desorganizada gera uma série de consequências ruins para uma escola, como desconfiança por parte dos pais, queda do número de alunos e perda de credibilidade no mercado. Seguindo as nossas dicas, por outro lado, fica mais fácil se planejar e vencer esse desafio da gestão escolar.

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