Barack Obama fala sobre a importância da educação em palestra no Brasil

Barack Obama fala sobre educação no Brasil
4 minutos para ler
Na última semana a Gráfica Rich Laser esteve presente na 7º Edição do Vtex Day, que é um evento voltado a tecnologia e inovação da América Latina.

O tema da abertura oficial do evento nessa edição foi a educação e valorização dos professores, onde eles tiveram os lugares de honra (a 1º fileira), para assistir a palestra do ex-presidente dos EUA Barack Obama.

O evento ainda contou com nomes importantes para a educação como de Viviane Senna falando sobre o Instituto Ayrton Sena e as conquistas para a educação. Esteve também presente no palco a professora Débora Garofalo, que criou o projeto “Robótica com sucata promovendo a sustentabilidade” em uma escola na periferia de São Paulo, hoje ela é considerada uma das 10 melhores professoras do mundo.

No auditório haviam mais de 10 mil pessoas e 5 mil assistindo por transmissões em telões.

Barack Obama iniciou a sua palestra arrancando risos da plateia falando do trânsito de São Paulo, logo o ex-presidente ressaltou a importância do investimento na educação para o desenvolvimento dos países.

“Educação não é caridade, não é um favor aos pobres. Se você investe em educação, está dando oportunidades e fazendo seu mercado mais rico e as suas empresas se tornam mais bem-sucedidas”, afirmou Obama.

Ele ainda lembrou de quando veio ao Brasil, e visitou uma favela no Rio de Janeiro:

“Na primeira vez em que estive no Brasil como presidente, joguei futebol com algumas crianças na favela do Rio de Janeiro. Olhava para elas e as achava parecidas comigo, quando eu tinha uns dez anos de idade. Elas tinham as mesmas ideias, a mesma energia e as mesmas possibilidades que eu. A única diferença é que eu tive oportunidades, fui capaz de ter mais conhecimento, superando algumas adversidades. E sempre lembro que, se a gente pode dar as pessoas as mesmas oportunidades, uma destas crianças pode acabar inventando a cura do câncer, criar a próxima inovação tecnológica.” disse ele.

Então abordou a importância de motivar os jovens e demonstrou otimismo com o futuro.

“As máquinas vão fazer os trabalhos repetitivos, mas só as pessoas podem pensar e inspirar. Por isso temos que motivar os jovens a serem criativos. Os países que fizerem isso da melhor forma serão os mais bem-sucedidos”.

Sendo o Primeiro presidente negro dos EUA ele ressaltou a importância da diversidade.

“Eu sabia que tomaria boas decisões se tivesse pessoas na minha equipe com quem eu discordasse. A presença de mulheres é fundamental”, arrancando aplausos da plateia continuou…

“Se houver apenas homens que pensam da mesma forma que você, as lideranças acabam perdendo informações”.

Ele ainda abordou temas importantes como combate a desigualdade e sustentabilidade.

“Nós precisamos crescer e ter sustentabilidade. Não adianta ter uma realidade virtual perfeita e a realidade verdadeira estar devastada”. Falou preocupado com o futuro do nosso planeta.

E sobre a desigualdade social disse:

“Se os negros e as mulheres forem excluídos, você deixará talentos de fora”, disse quando utilizou basquete para exemplificar a importância de ter oportunidades, citando o Oscar Schmidt que foi um dos melhores jogadores do Brasil, porém não teve as oportunidades que os jogadores atuais têm.

E ainda afirmou direcionado às pessoas com mais poder aquisitivo que:

“Quando você alcança uma certa estabilidade financeira onde não tem que se preocupar mais em ter uma casa, comida, emprego e tem mais dinheiro do que o necessário para se manter, o acúmulo não vai te deixar mais feliz”, confessando ainda diz:

“O que me faz feliz é sentar-me com as minhas filhas e rirmos juntos ou sair de mãos dadas com a Michele.”

Afirmando assim, a importância de olhar para o outro, e que isso deveria ser ensinado na educação básica.

Para a equipe da Gráfica Rich Laser que estava presente no evento, foi uma experiência incrível e nos deixou essas lições que citamos acima e estamos compartilhando com vocês, pois temos parceria com mais de 3000 escolas por todo Brasil e somos gratos pela oportunidade de desenvolver agendas personalizadas que facilita o dia a dia das escolas e professores.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-