3 dicas para fazer uma avaliação de desempenho de funcionários na escola

5 minutos para ler
festa junina produtos personalizados 2025

Para as pessoas que fazem a gestão de uma instituição de ensino, a avaliação de desempenho dos funcionários é uma das atribuições essenciais. Por meio dela, é possível identificar pontos de melhoria e, também, os aspectos nos quais a escola está acertando. A partir disso, a entidade pode desenvolver suas estratégias com foco na excelência.

Vale lembrar que a avaliação de desempenho de funcionários não é fundamental apenas para o crescimento da instituição. Da mesma forma, ela é importante para o desenvolvimento das pessoas, que precisam de um retorno para identificar suas qualidades e aprimorar seus processos de trabalho. Quando fazemos isso, além da gestão, estamos desenvolvendo os profissionais.

Portanto, como é a avaliação de desempenho dos funcionários em sua escola? Se você sente que pode melhorar sua análise com relação aos colaboradores, continue a leitura, porque este texto foi elaborado especialmente para você!

O que avaliar no desempenho dos funcionários de uma escola?

Primeiramente, abordaremos o que é uma avaliação de desempenho de funcionários, principalmente em um ambiente no qual os profissionais possuem diferentes habilidades e devem ser avaliados de maneiras diversas. Vamos aos exemplos práticos? Confira.

Professores

Os docentes são o coração de uma instituição de ensino, uma vez que são os responsáveis pelos conteúdos aplicados em sala de aula, pela didática e pelo envolvimento com os alunos.

Sendo assim, esses profissionais não podem ser avaliados apenas considerando o desempenho dos estudantes, mas uma série de fatores que permitem uma visão mais ampla de sua performance. Tenha em mente os seguintes pontos para criar sua avaliação:

  • planejamento das aulas;
  • aplicação e correção das atividades;
  • nível de conhecimento;
  • relacionamento com a instituição.

Coordenação pedagógica

A coordenação pedagógica é responsável por orientar os professores no desenvolvimento da didática e facilitar o processo de aprendizado dos alunos. Além disso, esses profissionais são a ponte entre a escola e os pais, assim como entre a escola e os alunos.

Então, no momento de avaliar o desempenho dos coordenadores, é importante considerar os seguintes detalhes:

agenda-escolar
  • maneira de intermediar e solucionar conflitos;
  • capacidade de alinhar os interesses da escola com os pais;
  • soluções para aprimorar os processos de aprendizagem;
  • alternativas para melhorar o fluxo de comunicação.

Secretaria

As pessoas responsáveis pela secretaria de uma escola têm a função de registrar e documentar os processos que ocorrem na entidade. Essas pessoas são incumbidas de garantir a legalidade e o bom funcionamento administrativo. Na hora de avaliar o desempenho dos profissionais, observe:

  • cordialidade no relacionamento com os pais e demais funcionários;
  • capacidade de organização;
  • entendimento sobre os processos administrativos;
  • empatia no atendimento escolar.

Equipe de apoio

Aqui, temos os responsáveis por manter o ambiente escolar limpo, agradável, organizado e seguro. Nesse sentido, falamos das merendeiras, dos zeladores, inspetores e porteiros. Alguns detalhes que você deve ponderar na hora da avaliação do desempenho dos funcionários são:

  • relacionamento com os alunos e professores;
  • aproveitamento das horas de trabalho;
  • pontualidade com as tarefas;
  • organização no desenvolvimento de suas atividades.

Como fazer uma avaliação do desempenho dos funcionários na escola?

Já está com o seu planner profissional em mãos? Se ainda não, corre pegar para anotar nossas 3 valiosas dicas para você melhorar o processo de avaliação de desempenho na escola. Acompanhe.

1. Aposte na autoavaliação

A autoavaliação é um formato de avaliação de desempenho de funcionários por meio dos seus próprios resultados. O fato é que refletir sobre uma ação coloca as pessoas num processo de reflexão que leva a um olhar sincero a respeito de vários pontos, levando a uma evolução como pessoa e profissional.

2. Use a tecnologia na avaliação de desempenho de funcionários

Vivemos a era da transformação digital, com várias facilidades que a tecnologia traz a todas as atividades diárias. Considerando isso, aposte em ferramentas de gestão que trazem uma visão ampla sobre todas as atividades escolares e prepara a escola para o futuro.

3. Crie métricas de avaliação

Essa iniciativa é excelente para conseguir respostas objetivas e claras sobre as atividades dos funcionários de uma escola. A ideia é criar parâmetros que sejam ligados a questões cotidianas. Contudo, é fundamental que, ao desenvolver as métricas de avaliação, você explique aos colaboradores como elas funcionam.

Por fim, não queremos ensinar como funciona a gestão, visto que as pessoas que estão à frente de uma instituição de ensino diariamente investem e pesquisam a respeito de métodos que contribuem para o desenvolvimento da escola. A ideia é ampliar as possibilidades de conhecimento e criação de uma cultura escolar eficiente, que beneficiem os profissionais, assim como os alunos.

Como você faz a avaliação de desempenho dos funcionários em sua escola? Deixe nos comentários para juntos fazermos a diferença na educação.

BRINDES PERSONALIZADOS
Você também pode gostar

Deixe um comentário

-