Agenda escolar infantil: saiba o que pode ser escrito sobre os alunos

Agenda escolar infantil
6 minutos para ler

A agenda escolar infantil é um importante meio de comunicação, responsável por fazer uma ponte entre educadores, família e coordenação escolar. É um instrumento que permite identificar e atender as demandas da criança, acompanhar as dificuldades, progressos e envolver pais e mães no processo de aprendizagem.

Assim, para estabelecer uma parceria duradoura e engajar os familiares com as ações da escola, a comunicação precisa ser bem-feita. Esse vínculo é necessário para que os responsáveis pela criança sintam-se seguros e confiantes nos profissionais e nos métodos da instituição de ensino.

Assim como funciona para informar à família sobre o que acontece na escola, a agenda também serve para que os educadores tenham ciência do que ocorre fora do ambiente escolar. Além disso, é útil para que os responsáveis comuniquem a respeito do estado de saúde da criança, enviem sugestões e até mesmo reclamações.

Essa tem sido a melhor solução para estabelecer uma comunicação eficiente. Se você quer entender melhor com usar a ferramenta, leia abaixo o que pode ser escrito na agenda escolar infantil sobre os alunos. Confira a seguir e use melhor esse instrumento!

Identificação de hábitos

Durante os primeiros anos, a criança não consegue relatar o seu dia. Por isso, cabe ao educador anotar na agenda se ela dormiu, comeu bem, foi ao banheiro ou quantas trocas de fralda foram necessárias, e demais assuntos relacionados à rotina.

Essas informações são capazes de ajudar os pais a entenderem os hábitos de seus filhos. É importante que o educador faça esse papel para ajudar a nortear os responsáveis permitir que eles se integrem ao que se passa com os pequenos durante o dia a dia.

Informações sobre intercorrências

Os pais têm que ser sempre notificados se houver alguma briga entre alunos, pois na educação infantil é muito comum que uma disputa por algum objeto termine em uma mordida, por exemplo, ou um empurrão. É natural que os menores apresentem esse tipo de comportamento.

Por isso, é muito importante não expor ou rotular a criança que foi agressiva, nem a que sofreu a agressão. Mas as duas famílias precisam saber sobre o ocorrido e, caso seja recorrente, é necessário intermediar a situação.

Também é indispensável relatar pequenos acidentes, machucados, alterações no estado de saúde. Mesmo que o aluno já tenha capacidade de narrar os fatos, a escola tem o dever de prestar satisfação a respeito do bem-estar e da saúde das crianças.

Relato de comportamento

Os pais devem saber quando a criança tem algum comportamento atípico do que sempre apresenta. Ela pode expressar agressividade, timidez, insegurança. Pode também ser um aluno que não consegue manter a concentração e seja inquieto, e seja preciso até mesmo uma interferência profissional.

Os educadores são capazes de identificar esses traços comportamentais e, junto com a coordenação pedagógica e em parceria com a família, buscarem a melhor solução para o caso. Em algumas situações, a criança pode estar passando por um problema em casa ou um período estressante e isso tem potencial de interferir no ambiente escolar.

Dessa forma, inicia-se um diálogo para que haja uma observação mais ampla e até mesmo para agendar reuniões individuais, se for o caso. Somente em parceria com os responsáveis é possível identificar e ajudar o aluno a superar o momento que vive.

Powered by Rock Convert

Listar qualidades

Da mesma maneira que deixar os pais cientes de problema é importante, relatar as qualidades da criança também. Há alunos que se destacam pela gentileza com os colegas, por compartilhar objetos e ajudar os professores.

É muito bom para todos que as qualidades sejam ressaltadas e o bom comportamento continue sendo incentivado. E nada melhor para os pais de saberem que a educação que oferecem aos filhos está dando resultado, não é mesmo? Por isso, elogie sempre que for pertinente.

Informações sobre eventos na escola

A família deve ter conhecimento de todos os projetos realizados pela escola. Por isso, é muito importante que sejam comunicados com antecedência a respeito de reuniões, eventos e outras ações que forem ser realizadas durante o ano letivo.

Sempre que possível, inclusive, inclua a família na tomada de decisões e organização das festas. Assim, a escola consegue trazer os pais para mais perto, melhorando o relacionamento e reforçando a relação de confiança, tão necessária para manter os alunos matriculados nos próximos anos.

Solicitar material de apoio

Muitas atividades realizadas em sala de aula precisam de material. Sejam ingredientes para a preparação de uma receita na aula de culinária, materiais recicláveis para realização de algum projeto ou uma revista para recorte, essa comunicação deve ser feita utilizando a agenda escolar infantil.

O professor também pode incluir na agenda orientações para atividades em casa, bem como sugestões de leitura. Isso, inclusive, é uma maneira de tornar as lições de casa mais produtivas.

Aqui, é muito importante ressaltar que esse tipo de comunicado deve ser feito com certa antecedência. Por mais simples que possa parecer o pedido, muitos pais e mães trabalham o dia inteiro e podem ter dificuldades providenciar os itens. Por isso, programe-se para fazer as solicitações algum tempo antes da data em questão.

Evolução do aprendizado

As conquistas e dificuldades dos alunos precisam ser compartilhadas. Isso ajuda os pais na organização da rotina de estudos e são formas valiosas de acompanhar os progressos feitos.

Isso se dá porque as anotações podem datar todo o processo, ajudando o aluno a se desenvolver. Assim, a agenda escolar se torna um documento com informações importantes que podem ser consultadas futuramente. Serve também como comprovação para eventuais problemas que possam ocorrer, já que tem informações registradas.

Comunicação institucional

A agenda também contém informativos institucionais, como apresentação de cursos extracurriculares, mudanças na escola, novos convênios e parcerias. Além de ser fácil para os responsáveis acessarem, também documentam que as informações foram repassadas.

É importante que os comunicados sejam claros, cordiais e que passem todas as informações necessárias. Dessa forma, a agenda cumpre o papel de comunicar com objetividade, deixando os pais satisfeitos e confiantes.

Como você viu, esse instrumento pode ser útil de várias maneiras e, para que seja ainda mais eficiente, pode ser personalizado! Ao escolher uma gráfica especializada, a agenda escolar infantil é personalizada de acordo com as necessidades da instituição de ensino, contendo logomarca, calendário do ano letivo, as normas e outros dados que sejam importantes.

Quer encomendar a agenda escolar infantil para sua instituição? Entre em contato com a Rich Laser e conheça as opções disponíveis.

Agendas PersonalizadasPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-