7 motivos para o seu site não estar gerar os leads esperados

Se você quer saber os motivos para o seu site não gerar os leads esperados, o nosso conteúdo com certeza vai ajudar. Preparamos 7 dos principais motivos que fazem com que o seu site não gere a quantidade de leads que você esperava depois de todo o trabalho na criação do site.
Dessa forma, você pode entender melhor sobre o assunto e bolar estratégias para garantir que seu site comece a gerar cada vez mais leads.
Quer saber quais são os motivos para o seu site não estar gerando os leads esperados? Basta conferir até o final do conteúdo que preparamos!
Site com informações insuficientes
Um dos grandes motivos pelo qual o seu site não gera leads o suficiente é justamente por ele conter informações insuficientes. Por exemplo, é bastante estranho que o site institucional de uma empresa não explique coisas básicas, como o que a empresa oferece de produtos e serviços.
Além disso, seu site precisa ter informações de contato claras, como endereços e números de telefone. Caso contrário, os visitantes do seu site muito provavelmente vão pensar que sua empresa é falsa ou que são para dar golpes.
Por isso, na hora de criar o site da sua empresa, tenha uma equipe que saiba exatamente o que a sua empresa oferece e como oferece. Dessa forma, todas as informações contidas no seu site serão atrativas para seus visitantes, aumentando a quantidade de leads e consequentemente, de clientes.
Site sem estruturação em funil
É muito comum estruturar sites com base em um funil de conversão, que faz com que o visitante do seu site se torne um cliente da sua marca. Porém, nem todas as empresas utilizam esse tipo de estrutura, seja pela falta de conhecimento ou mesmo pelo orçamento.
Porém, um site sem esse tipo de organização não só vai diminuir a geração de leads, como também a conversão desses leads em clientes. Por isso, na hora de fazer a estruturação do seu site, é preciso criar um fluxo, que encaminhe o visitante da sua página por todas as etapas, até a finalização da venda.
Uma dica é fazer uma análise dos dados, identificando em qual parte do processo os visitantes estão saindo da sua página sem fazer uma compra. Dessa forma, é mais fácil entender quais são os erros no seu funil de conversão, bem como as estratégias para corrigir cada um deles.
Não possui uma CTA clara
Uma CTA (call to action) nada mais é do que um botão ou um link que incentiva o visitante do seu site a tomar uma ação específica, como comprar um produto da sua empresa ou se inscrever nas suas newsletters. Ou seja, é a CTA que transforma o visitante do seu site em um lead ou um cliente.
Por isso, é muito comum que sites que oferecem determinados tipos de produtos coloquem uma CTA para o produto que foi tratado no conteúdo. Por exemplo, em um blog de alimentação saudável, a CTA pode ser para um suplemento alimentar produzido pela empresa.
Ou seja, uma CTA eficiente deve ser clara e objetiva, que incentive o visitante a ter a ação de clicar no botão.
Site sem um blog pode não gerar leads
Outro grande motivo para o seu site não gerar os leads esperados é provavelmente pela falta de um blog ou pela falta de manutenção deste. O blog é uma das melhores formas de aumentar o ranqueamento do seu site no Google e, consequentemente, aumentar a quantidade de leads orgânicos.
Porém, não basta apenas ter um blog para que isso aconteça. É preciso que os conteúdos do seu blog sejam relevantes para o seu público-alvo, ou seja, não basta apenas ter conteúdos, é preciso que os conteúdos sejam de alta qualidade.
Vale lembrar que é por meio do blog da sua empresa que seus clientes entendem melhor sobre os produtos ou serviços que a sua empresa oferece. Ou seja, se o visitante chega até o seu blog, é porque ele está realmente interessado no que você oferece, e tem uma grande chance de finalizar a compra.
Poucas informações sobre o público-alvo
Se você não possui informações sobre o seu público-alvo, não vai saber como estruturar o seu site e muito menos como atrair esse público. Por isso, um dos motivos pelo qual o seu site pode não estar gerando leads é justamente por não ter um site atrativo para o seu público-alvo.
Vale lembrar que você nunca oferece produtos e serviços para todos os tipos de pessoas. Por exemplo, se você tem uma loja para gatos, pessoas que possuem cães ou coelhos não estão no seu público-alvo.
Por isso, não adianta tentar deixar o seu site generalizado, pois isso vai acabar distanciando possíveis clientes. Além disso, as informações do seu público-alvo são úteis em várias situações, como:
- Criação de e-mail marketing ebooks;
- Criação de produtos ou serviços mais atraentes;
- Criação de conteúdos mais relevantes e educativos.
Seu site não oferece nenhum tipo de brinde
Um dos motivos pelos quais seu site não gera leads é por não oferecer nenhum tipo de brinde para os visitantes. Uma das maneiras mais fáceis de converter um visitante em um lead é por meio de brindes.
Esses brindes podem ser desde amostras grátis de produtos até ebooks que explicam como seus produtos ou serviços funcionam. Isso porque, um dos grandes motivos de um visitante não finalizar a compra é justamente por não ter informações o suficiente sobre os produtos ou serviços oferecidos.
Falta de presença nas redes sociais também pode prejudicar seu site em gerar leads
Por último, mas não menos importante, a falta de presença da sua empresa nas redes sociais pode ser um dos motivos pelo quais seu site não gera leads o suficiente. Isso porque, se seu site não está localizado na primeira página dos buscadores, é praticamente impossível que as pessoas saibam da existência da sua empresa.
E é possível mudar isso com bastante facilidade: ser presente nas redes sociais. Por isso, crie conteúdos atrativos para o seu público-alvo e comece a utilizar as redes sociais para atrair visitantes para o seu site.
Agora você já sabe mais sobre os 7 motivos para o seu site não estar gerando os leads esperados. Por isso, tudo que você precisa fazer agora é entrar em contato com a nossa equipe para que a gente possa te ajudar a aumentar a sua geração e conversão de leads.
Sou uma entusiasta das novas tecnologias e firmemente convicta da democratização que elas trazem para o mundo dos negócios.
Ajudo empresas a vender através do digital.
Graduada em Sistemas para Internet e Pós-graduada em Marketing digital pela FIAP e MBA em Marketing pela ESPM.