7 bons motivos para sua empresa investir em redes sociais

Certamente você já ouviu dizer que sua empresa precisa investir nas redes sociais, mas você sabe o porquê disso? A resposta mais simples para isso é: pois é nas redes sociais que seu público-alvo está.
Porém, há vários outros motivos por trás dessa simples resposta. Então, separamos os 7 principais motivos para sua empresa investir nas redes sociais.
Dessa forma, você pode entender melhor sobre o assunto e até mesmo começar a preparar a sua empresa.
Quer saber mais sobre os 7 motivos para sua empresa investir em redes sociais? Basta conferir até o final do conteúdo que preparamos!
Baixo custo
Provavelmente, um dos melhores motivos para investir nas redes sociais é o baixo custo. Sabemos que nem sempre é possível manter as contas em dia, e, nesse quesito, as redes sociais são essenciais.
Isso porque, é possível efetuar vendas e aumentar o interesse do seu público-alvo apenas pelas redes sociais, com um custo muito baixo. Por exemplo, se você está começando agora, com um pouco de tempo é possível criar ótimos conteúdos para postar nas redes sociais e mostrar seus produtos.
Agora, se você já possui um valor específico para as redes sociais no seu orçamento, é possível contratar uma pessoa especificamente para cuidar da sua página. Dessa forma, você garante que sua empresa esteja sempre presente nas redes sociais, aumentando a visibilidade da sua marca e também as suas vendas.
Proximidade com o cliente
Um bom motivo para manter uma rede social ativa é que você aumenta a proximidade da sua empresa com o cliente. Por exemplo, pelas redes sociais, seu cliente pode:
- Mostrar fotos e vídeos com os seus produtos;
- Escrever comentários em suas publicações;
- Recomendar sua empresa para amigos e familiares.
E tudo isso com uma grande facilidade, já que, atualmente, grande parte da população mundial utiliza pelo menos uma das maiores redes sociais. Porém, essa proximidade não é de mão única, uma vez que você pode interagir ativamente com seus seguidores, criando pesquisas, perguntas e respostas e muito mais.
Ou seja, com as redes sociais é possível aumentar a proximidade entre seus clientes e a sua marca.
Praticidade
Outro motivo pelo qual a sua empresa pode manter uma rede social é pela praticidade. Isso porque, enquanto no site da sua empresa cada estratégia precisa ser considerada com muito cuidado, as estratégias para se destacar nas redes sociais são muito mais simples.
E isso garante muito mais praticidade no seu cotidiano, caso você não possua uma equipe específica para cuidar das suas redes sociais. Além disso, as redes sociais também atuam facilitando o contato do seu cliente com a sua marca, garantindo também mais praticidade para o seu cliente, não só para a sua empresa.
Por exemplo, com as mensagens instantâneas, seu cliente pode entrar em contato para saber mais informações sobre seus produtos, ou pedir uma segunda via de um boleto.
Facilidade em analisar a concorrência
Atualmente, é muito difícil encontrar empresas que não possuam redes sociais. Ou seja, a sua concorrência também vai estar presente e isso é uma ótima forma de você analisar seus concorrentes.
Com essa análise, você pode ver o que está sendo feito, o que está funcionando e o que você precisa mudar caso não esteja tendo bons resultados. Dessa forma, você garante que a sua empresa consiga competir em nível de igualdade com seus concorrentes, bem como melhorar as estratégias para atrair mais clientes.
Facilidade em analisar feedbacks
Um bom motivo para sua empresa investir nas redes sociais é pela facilidade de analisar os feedbacks dos clientes. Isso porque, se seus clientes estão falando bem da sua empresa nas redes sociais, você pode usar isso a seu favor e utilizar essas pessoas para divulgação dos seus produtos.
Caso contrário, quando os feedbacks não são positivos, você pode tentar entender por quais motivos não estão satisfeitos e bolar estratégias para mudar isso. Por exemplo, se determinado consumidor reclamou sobre as dificuldades na utilização do produto, uma solução é criar vídeos explicativos mostrando como se utiliza corretamente.
Já se a reclamação diz respeito à qualidade dos produtos, vale checar os fornecedores para entender melhor sobre o problema. Dessa forma, você melhora a relação com seus clientes e garante que sua empresa está sempre oferecendo o melhor.
Publicidade facilitada
Se você já passou pela situação de descobrir por acaso uma nova loja na sua cidade da qual nunca ouviu falar, sabe a importância da publicidade. E com as redes sociais, é possível criar ótimas campanhas de publicidade para a sua empresa, de forma fácil e prática.
Isso porque, mesmo investindo baixos valores, é possível criar anúncios para que todas as pessoas da sua cidade saibam sobre a sua empresa. Além disso, com uma rede social ativa, você aumenta o interesse das pessoas, gerando ainda tráfego orgânico para o seu site.
Outro motivo pelo qual a publicidade se torna mais fácil nas redes sociais é pelo grande número de pessoas que utilizam essas redes. Somente no Brasil, são mais de 148 milhões de usuários ativos.
Ou seja, é muito provável que o seu público-alvo esteja nas redes sociais, facilitando a publicidade da sua empresa.
Maior área de alcance
Por último, mas não menos importante, as redes sociais ampliam a área de alcance da sua empresa. Por exemplo, se você presta serviços para toda a sua região, ou fornece produtos para todo o estado, por meio das redes sociais você pode criar anúncios estratégicos para mostrar isso.
Dessa forma, você aumenta a área em que seus anúncios serão mostrados, aumentando também as chances de fechar negócios com novos clientes. E o melhor de tudo é que você pode fazer isso apenas utilizando as redes sociais, caso ainda não tenha um site em funcionamento.
Agora você já sabe mais sobre os 7 motivos para a sua empresa investir em redes sociais. Por isso, que tal contar com a ajuda da nossa equipe para fazer uma gestão completa das suas redes sociais?
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Sou uma entusiasta das novas tecnologias e firmemente convicta da democratização que elas trazem para o mundo dos negócios.
Ajudo empresas a vender através do digital.
Graduada em Sistemas para Internet e Pós-graduada em Marketing digital pela FIAP e MBA em Marketing pela ESPM.