O que é naming?
Escolher o nome de uma marca ou de um projeto não é uma tarefa fácil. É verdade que muitas pessoas conseguem essa façanha diante de um insight ou aderindo a um nome qualquer que acaba fazendo muito sucesso e sendo aceito pelo público. Mas, no geral, o processo de naming é bem mais trabalhoso e exige bastante cuidado para evitar vários tipos de contratempos. Quer saber mais sobre naming e sua importância para uma marca ou projeto? Continue lendo.
Naming é um termo em inglês que significa nomear algo. Ou seja, é uma técnica utilizada para encontrar o nome ideal para uma marca ou projeto que está sendo gerado.
O que parece ser bem fácil, na verdade depende de vários fatores internos e externos à marca e é isso que faz dessa estratégia de definição de nomes algo tão importante. Afinal de contas, um nome não é apenas a descrição de um negócio, mas a representação dele.
O naming faz parte do branding, outro termo em inglês que tem a ver com a gestão da marca, seus valores e propósito e que leva em consideração não só a nomenclatura do projeto, mas também o logotipo, o estilo, as cores, valores e demais características da empresa.
Logo, são tarefas interligadas e interdependentes o que torna todo o processo muito mais complexo e desafiador.
Por que é tão importante escolher um nome certo para o seu projeto?
Em primeiro lugar porque é esse nome que vai reunir tudo que a marca possui, tudo que ela é e deseja demonstrar ao seu público. Quando um nome se estabelece no mercado, carrega uma simbologia, um conjunto de valores e de significado.
Um nome certo também personaliza um projeto, faz com que ele se destaque, atrai o público certo, ganha espaço na mente do consumidor, profissionaliza a marca, gera afinidade e contribui para o crescimento do negócio.
Já um nome ruim pode trazer impactos extremamente ofensivos ao negócio, principalmente se for facilmente detectado pelo consumidor atual que, como sabemos, não perde a oportunidade de fazer piada e trocadilhos engraçados.
Para reverter a situação só investindo em uma boa estratégia de marketing, embora em muitos casos mudar a marca seja a melhor ideia.
Como dar os primeiros passos na busca por um nome
A seguir, três dicas fáceis e muito inspiradoras que vão ajudar você a ter uma visão mais clara sobre o nome do seu projeto.
Descubra o propósito da marca ou projeto
Qual é a proposta do seu projeto? O que o público deve sentir quando ouvir o nome do seu negócio? Qual é a característica principal do seu projeto que poderia representar toda a marca?
Explore bastante o tema
Escreva absolutamente tudo que tenha a ver com o seu projeto: cores, adjetivos, lugares, nomes, pessoas, sentimentos, desejos, objetos etc. Pesquise sobre isso, mergulhe no máximo de informações que conseguir encontrar e anote todos os insights que surgirem.
Pesquise na internet imagens, reportagens e notícias sobre o assunto. Deixe o seu horizonte se expandir, mas sem deixar de focar no seu propósito.
Brinque com o nome
Pensou em algum nome que seria perfeito para o projeto, mas ficou na dúvida? Brinque com ele. Busque sinônimos, antônimos, traduções em outras línguas, altere algumas letras ou posicionamento delas.
O que levar em conta na hora de escolher um nome
Existem algumas condições, regras e orientações que precisam ser seguidas quando falamos em naming. Veja agora quais são:
Disponibilidade
Para que você possa adotar um nome específico ele deve estar disponível no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial);
Repetição
Jogue o nome no Google e veja se alguma empresa chegou antes de você nessa ideia. Evite nomes muito semelhantes, plágio ou cópia. O objetivo é ser original.
Clichê
Nomes comuns demais, previsíveis, também não são uma boa ideia. São mais fáceis de encontrar, mas não causam impacto, não despertam interesse e nem valorizam a sua marca.
Dubiedade
Tenha um cuidado especial para que o seu nome não seja interpretado de outra maneira. Evite conotações sexuais, agressivas e preconceituosas. Como já dissemos, um nome de gosto duvidoso é muito prejudicial à marca em todos os sentidos.
Tipos de naming
Os nomes de várias marcas famosas podem ser divididos em várias categorias. Conheça alguns e inspire-se.
Nome fictício
Sim, é possível criar um nome completamente novo para a sua marca e ele não precisa ter nenhum significado. Terá depois que se fortalecer. É o caso do sorvete dinamarquês Häagen-Dazs, cujo nome foi criado ao acaso apenas porque o seu criador achava que soava bem.
Nome que indica sons
Twitter, por exemplo, significa gorjear, um som emitido pelos pássaros. As pessoas estariam gorjeando ou piando na internet.
Junção de nomes compostos
Muitos nomes compostos acabam virando um só e assim fazem sucesso. Como exemplo temos a bebida Gatorade que vem de Gators e Aid, uma referência a um time de futebol americano.
Nomes de pessoas
Louis Vitton é uma marca de bolsas de grife que leva o nome do seu fundador. Claro que antes de adotar o seu nome é preciso considerar a sonoridade e a aceitação do público, por exemplo.
Nome descritivo
O próprio nome carrega a ação do produto como a empresa O Boticário, por exemplo, que vem de botica, um estabelecimento onde são vendidos produtos farmacêuticos e similares.
Nomes divertidos, diferentes e ousados
A marca “Quem disse, Berenice?” aproveitou uma expressão muito usada no Brasil e que quer dizer “Quem disse que eu tenho que fazer algo de tal jeito?”. A ideia é quebrar padrões e dar à mulher a oportunidade de ser diferente, de ousar na vida e na maquiagem.
Nomes que contam uma história
A famosa Apple ganhou esse nome quando Steve Jobs caminhava entre uma plantação de maçãs e percebeu que o nome era bom o suficiente para virar uma marca, como de fato aconteceu.
Dicas para não errar na escolha do nome do seu projeto
Ainda está em dúvidas? Confira algumas dicas finais para bater o martelo de vez na escolha do nome para o seu projeto.
1. Prefira nomes curtos e de fácil memorização;
2. Escolha nomes fáceis de escrever e de falar aqui e fora do Brasil;
3. O nome deve ter relação com o seu negócio;
4. Prefira nomes com som agradável;
5. Verifique se é possível usar acrônimos ou siglas para esse nome. Por exemplo: CNN, HP, 3M, LG;
6. Converse com pessoas em quem confia e peça a opinião deles sobre o nome;
7. Aplique esse nome em superfícies diferentes, com cores e fontes variadas e veja como ele se sai.
Como vimos, o processo de naming é bastante complexo, mas também pode ser muito divertido. Na hora de escolher o nome do seu projeto, leve em consideração as dicas listadas aqui e o resultado será muito mais coerente e satisfatório.
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Sou uma entusiasta das novas tecnologias e firmemente convicta da democratização que elas trazem para o mundo dos negócios. Ajudo empresas a vender através do digital. Graduada em Sistemas para Internet e Pós-graduada em Marketing digital pela FIAP e MBA em Marketing pela ESPM.