Investir em branding escolar vale a pena? Saiba agora!
Muitas instituições de ensino investem milhares de reais no processo de branding. No entanto, é comum que os profissionais da área não entendam o porquê desse investimento. Esse desconhecimento é preocupante, visto que um branding bem-trabalhado pode trazer ótimos benefícios para a instituição de ensino.
Pensando na importância de investir em branding, construímos este artigo com as principais informações sobre o assunto. Confira!
O que é branding?
Nos bastidores das agências de publicidade e dos profissionais da área em geral, ouve-se falar que o conceito de “branding” é aquilo que as pessoas falam quando não tem ninguém que representa a marca por perto.
Na prática, o verbo utilizado no gerúndio em inglês se refere ao processo de valorização, posicionamento e reconhecimento de marca. É o método que constrói a identidade de uma empresa e faz a audiência reconhecê-la por um conjunto de elementos, seja pelo propósito da organização, seja pela forma de a empresa se comunicar.
Agora que você já entendeu o conceito de branding, vamos ver como essa tática se aplica ao setor comercial.
Como esse conceito se aplica ao setor educacional?
Assim como qualquer empresa, as instituições de ensino precisam ser reconhecidas pela audiência. Afinal, a marca e o posicionamento da organização influenciam diretamente a decisão de compra das pessoas.
Empresas como a Somos Educação, a Saraiva Educação e o Ifope Educacional mostram como o marketing é tão necessário para o sucesso de uma instituição de ensino. Afinal, elas conquistam boa parte de seus alunos por meio da construção de um branding bem-elaborado.
Por que as instituições de ensino devem investir em branding?
A reputação e a credibilidade são essenciais para as instituições de ensino e o branding é essencial para construir esse conceito na mente dos clientes em potencial. Veja a seguir alguns dos principais motivos para investir nisso.
Credibilidade
Em seus livros, o autor Jeff Walker mostra que as pessoas procuram adicionar “selos” em seus currículos. Na prática, elas procuram aqueles que conferem credibilidade ao seu histórico. Por exemplo, querem estudar na Harvard Business School não apenas por conta de sua grade curricular, mas também porque ela transfere aos seus alunos a credibilidade e o status que a instituição de ensino tem.
Por isso, é importante trabalhar o marketing educacional para que seus alunos valorizem a instituição de ensino e queiram adicionar esse selo em seus currículos.
Retenção e revenda
Já se sabe que conquistar um novo aluno é cinco vezes mais caro do que revender para um já conquistado. Pensando na saúde financeira da instituição, pode ser uma alternativa estratégica a revenda, ou seja, manter aquele aluno dentro da instituição, com outros cursos. Nesse sentido, a reputação da marca, assim como também a experiência do aluno com as soluções de ensino são fatores fundamentais.
Parcerias
O reconhecimento de marca, além de impulsionar a revenda e a conquista de novos clientes, também abre um leque maior de oportunidades para a construção de parcerias estratégias.
Sem dúvidas, investir em branding e construir uma boa estratégia é essencial para promover parcerias e aumentar a aquisição de novos clientes, assim como a retenção e a revenda. Afinal, o processo de construção e o posicionamento de marca influenciam diretamente na valorização e na tomada de decisão dos alunos em geral.
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