Por que a identidade visual é importante para o sucesso da sua empresa?

Identidade Visual
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A identidade visual é parte essencial da estratégia de marketing de uma empresa. Ela reúne elementos que vão dar destaque ao negócio, fazendo com que ele deixe de ser apenas mais um na multidão e se torne único, personalizado. Quer saber mais sobre identidade visual e a importância dela para a sua empresa? Continue lendo.

O que é identidade visual?

Podemos definir identidade visual como um conjunto de símbolos visuais que são pensados e elaborados de forma estratégica para representar uma marca, uma empresa ou um produto. Esses símbolos precisam carregar a essência básica da empresa.

Fazem parte de uma identidade visual: as cores, o logo, o slogan, as formas e elementos utilizados, a fonte das informações textuais. A ideia é fazer com que o seu cliente identifique a sua marca logo que entrar em contato com aquela imagem, aquela paleta de cores, aquele símbolo ou fonte.

Aqui vale fazer uma observação. A marca não é a mesma coisa que identidade visual. Ou seja, não são sinônimos. A marca é o símbolo, o logotipo da empresa e está dentro da identidade. Se a sua empresa já tem uma marca definida, mas não tem identidade visual deve construir essa imagem levando em consideração os elementos e as características do logo.

Por que a identidade visual é fundamental em qualquer negócio?

Como já dissemos, a identidade visual faz com que o cliente identifique a empresa em qualquer lugar que ele vá. E isso já seria uma ótima razão para apostar nessa estratégia, afinal qual a empresa que não gosta de ser lembrada pelo seu público por meio do símbolo que a representa? Contudo, a identidade visual vai muito além disso.

É por meio da identidade da marca que a empresa demonstra o seu posicionamento, os seus valores, o seu compromisso e cria vínculos não só com o público consumidor, mas também com todo o mercado em que ela está inserida.

A identidade visual também reforça o profissionalismo do seu negócio, deixando claro o seu esforço e interesse em ser um profissional reconhecido. E isso impacta diretamente no que os outros pensam sobre a sua empresa como clientes, parceiros, concorrência e outros.

Por fim, a identidade visual interfere diretamente na tomada de decisão do consumidor, podendo fazer com que ele escolha apostar na sua empresa ao fechar uma compra e não no concorrente.

Vantagens da identidade visual

A identidade da sua empresa precisa ser uma estratégia adotada pelas empresas, não importa se ela é de pequeno ou médio porte. É muito mais do que fazer uns desenhos ou escolher algumas cores. É escolher como você quer que as pessoas reconheçam o seu negócio. Veja mais vantagens.

  • Crescimento do negócio;
  • Mais ganhos;
  • Mais solidez no mercado;
  • Ganhar destaque;
  • Estabilidade já que não será necessário reinventar a identidade visual o tempo inteiro;
  • Mais proximidade com o consumidor;

Como criar identidade visual da sua empresa

Antes de criar o seu projeto visual, saiba quais pontos devem ser levados em consideração. Ou seja, o que a sua identidade visual deve ter:

  • Ser de fácil identificação;
  • Deve ser simples, objetiva e clara;
  • Precisa ser de fácil aplicação em diferentes superfícies e plataformas como uniforme de colaboradores, papelaria corporativa, mídias digitais, mídias físicas de promoção e marketing e brindes;
  • Precisa ser diferente de todas as outras empresas que você conhece, principalmente se essas empresas atuam em um ramo semelhante ao seu.

A partir dessas informações é bem mais fácil acertar na escolha da sua identidade visual. Veja algumas dicas para isso.

Capriche nos elementos visuais da marca

A identidade visual é uma mistura de elementos, cores e símbolos. Mas, algumas marcas estão tão consolidadas na mente do consumidor que apenas por meio de um símbolo é possível reconhecê-las. Por exemplo: a Nike, a Apple, a Adidas, a Pepsi, a Coca Cola etc.

Experimente fazer o mesmo com a sua marca. Símbolos visuais são muito mais perceptíveis e fáceis de serem reconhecidos pelo consumidor.

Escolha fontes legíveis

Evite fontes rebuscadas, que dificultem a leitura. A meta é ser simples e direto. É facilitar a vida do seu público.

Prefira símbolos simples

Não precisa pensar em símbolos excêntricos. O básico funciona. Pense na sua marca, nos pontos fortes e características que ela possui e descubra o símbolo que pode representá-la com exatidão.

Descubra o poder das cores da sua marca

Já percebeu que as cores influenciam no nosso dia a dia, no nosso humor? Essa afirmação faz parte da psicologia das cores que diz que toda cor emite uma sensação diferente e que essa sensação é perceptível por quem a vê, mesmo que de forma implícita, às vezes.

Então, defina a sua paleta de cores baseado no que você deseja repassar para o seu cliente. Algumas cores e seus significados:

  • Vermelho: muito usado em nichos de alimentação, por exemplo. Tem a ver com urgência, energia, excitação. Mas também significa raiva, fúria e desejo.
  • Rosa: ainda é muito usada por mulheres que empreendem. Significa amor, inocência, romance, delicadeza. Mas também quer dizer saúde e felicidade.
  • Amarelo: outra cor muito popular no ramo de alimentação. Quer dizer otimismo, alegria, calor, verão. Também pode significar felicidade, perigo ou doença.
  • Laranja: remete ao humor, energia, equilíbrio, calor. Também significa entusiasmo, extravagância, vibração.
  • Verde: tem a ver com juventude, generosidade, natureza, saúde. Também quer dizer calma, perseverança, inexperiência.
  • Azul: saúde, confiança, segurança, conservadorismo são alguns significados. Também tem a ver com limpeza, estabilidade.

Faça combinações

Não precisa escolher as cores logo de imediato. Faça combinações entre elas, teste essa mistura e veja qual mais lhe agrada.

Teste o material produzido

Após definir toda a sua identidade visual é hora de testar e ver como ela fica em todas as superfícies em que serão aplicadas. Análise a tonalidade da cor, a legibilidade da sua marca, veja se é possível ler o que está escrito e se não há duplicidade de significado.

Divulgue a sua nova identidade visual

Avise ao seu consumidor que está mudando ou construindo a sua identidade visual. Use as redes sociais para isso. Assim, você desperta interesse e curiosidade nele. Peça opiniões, faça com que o seu público se engaje e se sinta parte daquele momento. É muito importante criar esse vínculo.

Incorpore a identidade visual em toda a empresa

Não deixe dúvidas sobre a sua identidade . Incorpore a sua nova identificação no uniforme da empresa, na proteção de tela dos computadores, em cartazes, panfletos, nos documentos.

Investir em papelaria personalizada com a sua nova identidade visual é uma ótima maneira de avisar ao mundo que a sua empresa está diferente. Também é uma excelente estratégia para fixar essas informações na mente do consumidor e dos colaboradores.

Como vimos, a identidade visual é uma estratégia de marketing fundamental em qualquer negócio. É ela que vai dar mais visibilidade à empresa, fazer com que ela seja reconhecida no mercado e consiga se posicionar como precisa e deseja.

Nós podemos ajudar a sua empresa a construir a identidade visual perfeita. Quer saber mais? Entre em contato conosco.

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